A pedagoga Welida de Jesus Lima é a protagonista do primeiro capítulo de entrevistas.

O Centro de Formação Antonino Freire (CFAF) é uma instituição de formação continuada que têm como objetivo principal a formação de professores e servidores públicos do estado do Piauí, fornecendo estrutura acadêmica e pedagógica, além de uma equipe de professores competentes e bastante atualizados com as novas tecnologias e métodos de ensino.

Devido a pandemia da Covid-19 no início de 2020, os brasileiros tiveram mudanças drásticas nas suas rotina, no trabalho e nos estudos, tendo que aprender a realizar tarefas que antes achávamos que seriam possíveis apenas presencialmente mas, dessa vez, de maneira remota. E a equipe de professores e funcionários do CFAF, assim como todos os brasileiros, se adaptaram aos novos tempos.

Enquanto muitos cursos de outras instituições estavam parados ou sem data de retorno por conta da pandemia, o CFAF se mobilizou rapidamente em apresentar um plano de ações para continuar seus cursos que compunham o catálogo do semestre 2020.1, permitindo que os alunos pudessem concluir, ainda que remotamente, mesmo no auge da pandemia.

Sabendo de várias cursistas, professores e funcionários que participaram e participam da trajetória do CFAF como instituição de formação, estamos lançando o Minha História com o CFAF, um quadro de matérias especiais que contarão a história dessas pessoas que fazem parte da caminhada do Centro de Formação Antonino Freire.

Capítulo 1: Welina de Jesus Lima

Welina de Jesus Lima em entrevista ao CFAF

Residente na capital piauiense, a pedagoga e Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atua como supervisora pedagógica na Secretaria de Estado do Educação (SEDUC-PI) e coordenadora pedagógica no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Solange Viana, no bairro Promorar.

A pedagoga, que conhece o Centro de Formação Antonino Freire há muito tempo, sempre acompanha as redes sociais da instituição, procurando o catálogo de cursos para aprimorar cada vez mais sua formação acadêmica.

“Conheço o CFAF a bastante tempo e quando o mesmo passou a ser Centro de Formação Continuada de servidores da educação básica só veio a potencializar nossas possibilidades de crescimento profissional. Sempre venho acompanhando a página do CFAF pelas redes sociais bem como o catálogo de cursos que são disponibilizados.”

Participando ativamente das atividades do calendário acadêmico do CFAF, Welina afirma que as formações continuadas oferecidas pelo centro são de imensa importância na sua carreira profissional, trazendo conteúdos riquíssimos para a sua formação prontos para levá-los da teoria para prática. A pedagoga recebeu recentemente o certificado do curso de Currículo e Metodologia da Educação Integral, ainda no semestre letivo 2021.2.

Segundo Welina, a experiência de participar dos cursos do CFAF é grandiosa, visto que sempre supera suas expectativas. A pedagoga afirmou que são ótimos cursos, bastante eficazes e garante que esses conhecimentos vêm trazendo muito aprendizado tanto para a vida pessoal como principalmente para a profissional.

“Ao realizar essas formações no CFAF me sinto segura, mais preparada e capacitada para agir dentro do espaço escolar, pois diante de uma rotina de trabalho com bastante desafios e dificuldades as formações continuadas são importantíssimas para que possamos construir e consolidar estratégias de trabalho mais acertadas. E com certeza busco colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante os cursos e formações.”

O Catálogo de Cursos 2022.1 será lançado em breve e você pode continuar acompanhando mais informações no site e nas redes sociais do Centro de Formação Antonino Freire para estar por dentro de tudo que acontece na programação da instituição.