Nova plataforma reúne oportunidades de emprego, editais e cursos de qualificação profissional
O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quarta-feira (18), que o Estado vai conceder apoio financeiro a empresas que contratarem jovens formandos da rede pública de ensino, por meio do Edital Eixo Primeira Oportunidade (vinculado ao programa Oportunidade Jovem), que foi lançado junto à plataforma Piauí Oportunidades. As iniciativas têm como objetivo fomentar a inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da geração de emprego e renda no Piauí.
No Eixo Primeira Oportunidade, o apoio financeiro mensal a ser concedido às empresas que contratarem pessoas com idade entre 18 e 29 anos, via Programa Oportunidade Jovem, corresponde a 50% do valor do salário mínimo vigente, o qual deverá ser pago para cada novo posto de emprego criado pela empresa beneficiária. O valor será concedido a cada empresa pelo período máximo de seis meses, sendo condicionado à comprovação de formalização de contrato de trabalho nos moldes estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Além do edital de contratação direta, a plataforma Piauí Oportunidades, que também foi lançada hoje, facilita o acesso ao mercado de trabalho ao oferecer capacitações, monitorias, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para jovens aprendizes em instituições públicas e privadas, além de unificar a divulgação de editais do Governo do Estado. A plataforma digital foi idealizada pela Investe Piauí e concretizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), com o objetivo de incluir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Para o diretor-presidente do PIT, Cristiano Vargas, com a gama de serviços que serão ofertados, a plataforma torna-se o principal canal de informações e inscrições para iniciativas de apoio à empregabilidade. “Além disso, a plataforma possibilita que empresas, profissionais liberais e autônomos cadastrem seus serviços e produtos. Voltada para pessoas de todas as idades e perfis, atende diferentes etapas da vida profissional, como transições de carreira, busca por entrada ou recolocação no mercado de trabalho”, explicou.
De acordo com Rafael Fonteles, as duas iniciativas beneficiam a juventude do Piauí. “No Edital Primeira Oportunidade, o Estado vai bancar 50% do salário por seis meses para aquelas empresas que contratarem jovens oriundos da escola pública, então é um incentivo para a contratação de jovens. Ao mesmo tempo, o lançamento de uma plataforma robusta, a Piauí Oportunidades, que vai servir tanto para esse processo de seleção, quanto para a capacitação desses jovens, com foco nas habilidades que as empresas estão precisando naquele momento”, pontuou o governador.
Para o Coordenador Estadual da Juventude, Everton Calisto, essas ações representam um marco para a inclusão e valorização da juventude piauiense. “O Programa Oportunidade Jovem e a plataforma Piauí Oportunidades são iniciativas que colocam a juventude do nosso estado no centro das políticas de geração de emprego e renda. Essas ferramentas chegam em um momento crucial, não apenas para reduzir as barreiras de acesso ao mercado de trabalho, mas também para preparar nossos jovens para os desafios do futuro. É uma demonstração clara de que estamos comprometidos em transformar o potencial dessa nova geração em oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal quanto profissional”, destacou.
Tags: Cojuv, cojuv piauí, emprego piauí, oportunidade jovem, primeira oportunidade