A COJUV

A Coordenadoria da Juventude do Piauí é o órgão gestor responsável pela coordenação, execução e implantação das Políticas de Juventude do Governo do Estado do Piauí.


A Coordenadoria da Juventude do Estado foi criada em 2008 quando então se chamava Coordenadoria de Direitos Humanos e Juventude, na esteira de uma série de outras políticas juvenis em nível nacional como a constituição do Conselho Nacional de Juventude e da Secretaria Nacional de Juventude. Neste mesmo ano, ocorre a primeira Conferência Nacional de Juventude e cada estado da federação é direcionado a ter um órgão representativo dentro do segmento. A partir de 2011, por meio da lei complementar N° 162, de 30 de dezembro de 2010, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Juventude passa a se designar Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (COJUV-PI).


Nosso papel na sociedade

A Coordenadoria da Juventude do Piauí desempenha um papel fundamental na criação e implementação das políticas públicas voltadas para os jovens do estado. Inspirada pela trajetória e princípios da Política Nacional de Juventude do Brasil, a Coordenadoria busca assegurar que os jovens do Piauí tenham acesso a direitos fundamentais e oportunidades de desenvolvimento.

Desde a sua criação, a Coordenadoria da Juventude do Piauí tem se dedicado a transformar o entendimento dos jovens como sujeitos plenos de direitos, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Juventude e ao Estatuto da Juventude. Nossa missão inclui a formulação e execução de políticas que atendam às necessidades específicas da juventude piauiense, contribuindo para a inclusão social, educação, saúde e emprego dos jovens.

A Coordenadoria atua na articulação entre as diversas esferas do governo estadual, promovendo uma abordagem integrada e transversal na elaboração de políticas.

A presença e o trabalho da Coordenadoria da Juventude são vitais para o desenvolvimento do potencial juvenil no Piauí, aproveitando a força e o dinamismo dessa faixa etária, que representa uma parcela significativa da população. Ao fomentar a participação ativa dos jovens na sociedade e garantir que suas vozes sejam ouvidas, a Coordenadoria contribui para a construção de um futuro mais equitativo e promissor para o estado.

A Coordenadoria da Juventude do Piauí não apenas implementa políticas públicas, mas também se configura como um agente de mudança, promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos jovens como cidadãos plenos, comprometendo-se com a construção de um ambiente onde eles possam florescer.



FINALIDADE –  DECRETO Nº 22833 de 18/03/2024

Art. 4º A COJUV tem por finalidade planejar, coordenar, fomentar, executar e monitorar políticas públicas articuladas de forma transversal para as juventudes de todos os territórios de desenvolvimento do Estado, viabilizando a participação do jovem nas decisões e consolidação de sua cidadania, diretamente e em cooperação com os outros órgãos e entidades ou através de terceiros.