Manual do Usuário Gapp – GLPI

logotipo Gapp

Manual do Usuário do Autoatendimento Gapp

Gapp: Um novo cliente móvel para GLPI

O que é Gapp?

Gapp é um aplicativo móvel GLPI . O Gapp é um projeto nascido da necessidade de fornecer um fácil acesso móvel ao GLPI, especialmente para usuários finais, também conhecido como autoatendimento.

O que é Gapp?

O que é GLPI?

Como configurar o Gapp

Gapp é fácil de configurar. Você precisa realizar 2 passos:

  1. Lado do servidor: Habilite seu GLPI APi.
  2. Lado do cliente: adicione a configuração do servidor ao aplicativo.

Configurando o Gapp

Depois que o GLPI estiver configurado, você precisará baixar o Gapp do Google Play .

Tela de Login (Versão White Label)

  1. “Sing in with Google” para fazer login com seu usuário (mesmo do SEI) .
  2. Tela de configuração .

Tela de login

  1. Clique no botão Configurações (Settings) para entrar na tela de configuração.
  2. Depois de configurá-lo, adicione seu usuário, como na instalação do GLPI.
  3. Adicione sua senha.
  4. Clique no botão Entrar .

E você está dentro!

Tela de configuração

  1. Protocolo de conexão (Connection Protocol) : Escolha o protocolo do seu servidor. 

Protocolo de conexão: http

  1. Endereço do servidor (Server Address) : adicione o URL do servidor. 

URL do Servidor GLPI: suporte.interpi.pi.gov.br/

  1. Launch Demo Server : Para você testar  o Gapp sem configuração adicional, pressione esta configuração. Ele fará a configuração automática e o login automático como um técnico em nosso servidor de demonstração. Lembre-se de que os dados adicionados a este servidor serão redefinidos periodicamente.
  2. Idioma (Language): Aqui você pode alterar o idioma em que o aplicativo é exibido.

Você também pode encontrar sua versão do Gapp na parte inferior da tela. Volte para a tela anterior clicando na seta superior esquerda.

Telas Gapp

Conheça o que a Gapp pode lhe oferecer. Capturas de tela e explicações de cada opção disponível.

1. Tela inicial e menus principais

Nova tela inicial

Esta é a nova tela inicial do Gapp.

  1. No canto superior esquerdo está o ícone do menu de hambúrgueres .
  2. No canto superior direito está o botão Ir para ticket . Se você clicar, uma janela menor será exibida, onde você poderá escrever um número de ticket para acessá-lo de maneira rápida. Você pode tê-lo em seu GLPI instalando e ativando o YAGP .
  3. Acesso rápido a todos os tickets  aos quais o usuário logado  está atribuído.
  4. Este botão permitirá que você crie um novo ticket na tela inicial.

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Acesso ao Asset QR Reader .
  2. Aqui você pode ver um planejamento diário ou semanal .
  3. Acesse seus Créditos .
  4. Acesso ao TAM (um plugin adicional é necessário).

Menu principal

  1. Usuário .
  2. Botão de configurações .
  3. Perfil Atual . Isso não será visto habilitado para um usuário de autorização.
  4. Entidade atual . Isso não será visto habilitado para um usuário de autorização.
  5. Acesso rápido a todos os tickets aos quais o usuário logado está atribuído.
  6. Além do pequeno botão amarelo que vimos na seção anterior, você também pode criar um novo ticket a partir daqui.Acesso ao Leitor de QR de Ativos .
  7. sobre . Versão do aplicativo, links e contato. As coisas de sempre.
  8. Botão de logoff .

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Acesso ao Asset QR Reader .
  2. Aqui você pode ver um planejamento diário ou semanal .
  3. Acesse seus Créditos .
  4. Acesso ao TAM (um plugin adicional é necessário).
  5. Registro de notificação .

Menu Filtros

  1. Acesso ao Menu Filtro , a tela é mostrada.
  2. Acesso às pesquisas salvas que você criou anteriormente na versão para desktop do seu GLPI.
  3. Como na tela inicial, este botão abre uma janela onde você pode escrever um número de ticket e acessá-lo de forma rápida. 
  4. Filtros de tickets rápidos :
    • Seus tickets abertos (Meus tickets).
    • Tickets nos quais você está atribuído como técnico (Tickets atribuídos).
    • Todos os tíquetes que você pode acessar com base em suas permissões (Todos os tíquetes).
    • Seus tickets resolvidos aguardando a aprovação de sua solução (Tickets para fechar).
  5. O filtro de conteúdo permite que você faça uma pesquisa rápida baseada em texto no título ou na descrição do ticket.
  6. Ordenar bilhetes por:
    • Última atualização
    • Data de criação
    • Prioridade
    • Data de vencimento do SLA
  7. Filtre por status do ticket .
  8. Filtre os tickets a partir de uma data desejada .

2. Visualização do ticket

Visualização do ticket principal

Esta é a janela principal do Gapp

  1. No canto superior esquerdo está o ícone do menu de hambúrgueres .
  2. No canto superior direito está o menu de filtro .
  3. Agora, em cada cartão temos em cima o título do ticket .
  4. No canto inferior esquerdo de cada ticket, agora temos um pequeno ícone informando a prioridade do ticket .
  5. No canto superior esquerdo, temos um indicador de status do ticket . Assim como o GLPI:
    • Novo
    • Processamento (Atribuído)
    • Processamento (Planejado)
    • Esperando
    • resolvido
    • Fechado
  6. No canto superior direito, temos um indicador do tipo de ingresso :
    • Laranja para Incidente
    • Azul para Pedido
  7. Também no canto superior direito, ao lado do tipo de ingresso, temos o número do ingresso .
  8. Logo abaixo do título do ticket aparece a última atualização do ticket .
  9. Finalmente, há um botão Novo ticket .

Todos os tickets são classificados usando a última atualização do mais recente para o mais antigo.

Adicionar ingresso

Se você clicar em novo ticket na tela inicial , no menu principal ou no ícone amarelo “+” na visualização principal do ticket, esta é a tela que aparecerá.

  1. entidade onde você está criando o ticket.
  2. Tipo de bilhete . Solicitação ou Incidente.
  3. Categoria do bilhete (opcional).
  4. Localização do pedido/incidente (opcional).
  5. Título do bilhete.
  6. Descrição do bilhete.
  7. Carga de documento . Você pode escolher entre seus arquivos locais ou tirar algumas fotos com a câmera do seu telefone (opcional).
  8. Criação de tickets com todas as informações que você preencheu anteriormente.

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Atribua um técnico (opcional).
  2. Assing um grupo (opcional).

O Gapp White Label permite tornar campos opcionais obrigatórios no back-end do GLPI.

Visualização do ingresso

É assim que você verá um ticket no Gapp:

  1. entidade onde o ticket está localizado.
  2. Três pequenos ícones mostrando:
    • Número do ticket e se é Incidente (!) ou Pedido (?).
    • Estado do bilhete .
    • Prioridade do bilhete .
  3. Datas relacionadas com o bilhete. A data de criação e a data da última atualização .
  4. Categoria do bilhete.
  5. Status de aprovação do ticket.
  6. Solicitar origem do ticket.
  7. Ícones onde você pode encontrar as seguintes informações sobre o ticket :
    • Níveis de serviço.
    • Atores (usuários ou grupos).
    • Outros tickets vinculados a este ticket.
  8. Título e descrição do ticket.
  9. Seletor de visualização de tickets :
    • Bilhete – Esta vista.
    • Processamento – Exibição de conversa.
    • Ativos  – ativos vinculados.
  10. Altere o status do bilhete .

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Vista histórica do bilhete.

Visualização de tickets – Níveis de serviço

Aqui você pode ver os Níveis de Serviço do ticket.

  1. Botão que você deve clicar em “Ticket View” para ver os Níveis de Serviço .
  2. TTO (tempo para possuir).
  3. TTR (tempo para resolver).
  4. TTO interno (tempo interno para possuir).
  5. TTR interno (tempo interno para resolver).

Visualização do ingresso – Atores

Aqui você pode ver os atores do ingresso.

  1. Solicitantes de Ticket  .
  2. Observadores do Ticket .
  3. Técnicos Atribuídos ao Ticket .
  4. Adicione -se como observador .

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Adicione um grupo ou um único usuário .

No Gapp White Label, você também pode remover usuários/grupos adicionados clicando neles.

Visualização de tickets – Tickets vinculados

Aqui você pode ver os tickets vinculados do ticket.

  1. Botão que você deve clicar em “Ticket View” para ver os Tickets Vinculados .
  2. Lista dos tickets de quem é filho o ticket principal .
  3. Lista dos tickets dos quais o ticket principal é pai .

Visualização do ticket – Processamento

Como em um GLPI completo, você pode encontrar todos os elementos em um ticket.

  1. Em cada tarefa, acompanhamento ou solução, você verá primeiro as seguintes informações :
    • Foto do perfil.
    • O Criador.
    • Data.
  2. Em um acompanhamento, você verá:
    • Descrição do acompanhamento.
    • Bloqueio privado (se logado como um técnico).
  3. Em uma tarefa, você verá:
    • Um pequeno ícone que informa se a tarefa foi concluída ou não.
    • Tarefa Atribuída Tech .
    • Taks descrição .
    • Bloqueio privado (se logado como um técnico).
  4. Em uma solicitação de validação,  você verá:
    • O usuário solicitou a validação.
  5. Principais informações sobre ingressos:
    • Título do bilhete.
    • Descrição do bilhete.
  6. Ações de tickets .
  7. Editar tarefa .
  8. Funções de tempo real (é necessário um plug-in adicional).

Você só pode acessar essas funções se tiver a  versão Gapp  White Label .

  1. Este é o status da tarefa , mas no Gapp White Label você pode alterar esse status clicando neste botão.

Visualização de tickets – histórico

Esta é uma função disponível apenas no Gapp White Label .

  1. Informações do ticket   (solicitação/incidente, número, status, entidade).
  2. Usuário que fez a alteração/atualização.
  3. Tipo de alteração/atualização.
  4. Data da alteração/atualização.

3. Gerenciamento de tíquetes

Ações de Ticket

Se você apertar o botão no canto inferior direito da visualização do processo de ticket, verá.

  1. Feche este menu.
  2. Adicione um novo acompanhamento .
  3. Adicione uma nova tarefa .
  4. Adicione uma nova solução .

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Adicione uma validação .

Adicionar um acompanhamento

  1. Informações do ticket (solicitação/incidente, número, status, entidade).
  2. Opções de formatação para descrição de acompanhamento.
  3. Descrição do acompanhamento .
  4. Propriedades . Você pode optar por enviar um acompanhamento privado se estiver conectado como técnico.
  5. Área de upload de documentos . Você pode ver um contador de documentos enviados. Você também pode fazer upload de fotos diretamente da câmera do smartphone, além dos arquivos locais.
  6. Adicionar acompanhamento de tíquete.

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Mencionar um usuário

Adicionar uma solução

  1. Informações do ticket (solicitação/incidente, número, status, entidade).
  2. Opções de formatação para descrição da solução.
  3. Descrição da solução .
  4. Propriedades da solução.
  5. Área de upload de documentos . Você pode ver um contador de documentos enviados. Você também pode fazer upload de fotos diretamente da câmera do smartphone, além dos arquivos locais.
  6. Adicionar solução de ticket.

Você só pode acessar essas funções se tiver a versão Gapp White Label .

  1. Mencione um usuário.
  2. Modelos de solução .

Carregamento de documento

Esteja você adicionando uma tarefa, um acompanhamento ou uma solução, este é o menu de upload de documentos .

  1. Escolha um documento do seu armazenamento local .
  2. Tire uma foto com a câmera do seu dispositivo. Agora você pode tirar várias fotos nesta nova atualização do Gapp.
  3. Lista dos documentos escolhidos .
  4. Botão Excluir documento .
  5. Número de documentos que você está carregando.

4. Aprovação de tickets e soluções

Aprovações de Ingressos – 1

Ao criar uma solicitação de aprovação (somente na versão do navegador do seu GLPI), você verá na visualização de processamento de tickets:

  1. Solicitante de validação .
  2. Usuário ou grupo do qual você está solicitando a aprovação .
  3. Descrição do pedido de aprovação .
  4. Aprovar o botão de validação.
  5. Recusar botão de validação.

Aprovações de Ingressos – 2

Quer você aprove ou recuse uma validação, este menu aparecerá.

  1. Ícone mostrando se você está fazendo uma aprovação ou uma rejeição .
  2. Mensagem da aprovação ou rejeição. Se aprovar um pedido de validação a mensagem é opcional, mas numa rejeição é obrigatória.
  3. Enviar botão de aprovação ou rejeição.

Aprovações de Ingressos – 3

Depois de aprovar ou rejeitar uma validação, ela ficará assim na exibição de processamento.

  1. Usuário que aprovou ou rejeitou a solicitação de validação.
  2. Resposta ao pedido de validação.
  3. Solicitante de validação .
  4. Usuário ou grupo do qual você está solicitando a aprovação .
  5. Descrição da aprovação .

Aprovação da solução de tickets

  1. Informações do ticket (prioridade, solicitação/incidente, número, status, entidade).
  2. Recusar solução.
  3. Aprovar solução.
  4. Tecnologia e data da solução .
  5. Descrição da solução .

Satisfação do Ingresso

Quando uma solução for aprovada, isso aparecerá.

  1. Classificação  da solução de ticket (1 a 5 estrelas).
  2. Comentários  sobre a satisfação.
  3. Envie  a pesquisa de satisfação.