“Foi uma experiência ímpar”, relatam participantes sobre o IV SIMPROEB

O evento contou mais de 14 atividades entre minicursos e workshops, comunicações orais e 9 palestras, incluindo a palestra magna no dia de abertura do Ex-Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro

Cartaz de divulgação do IV SIMPROEB nas redes sociais

Há quase uma semana finalizava o IV Simpósio Estadual de Professores da Educação Básica do Estado do Piauí (SIMPROEB) com grandes momentos na história desse evento bienal, com mais de 14 atividades entre minicursos e workshops, comunicações orais e 9 palestras, incluindo os relatos de experiência assim como a palestra magna no dia de abertura do Ex-Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que teve como tema “Educação no Brasil: para onde vamos?”.

Para alguns inscritos, o simpósio foi um ótimo espaço para garantir mais aprendizado a respeito dos temas referentes à educação básica no estado, no país e suas dificuldades em geral, afirmou Geiciane Paula da Silva, professora da área de linguagens e coordenadora pedagógica na rede privada de ensino em Piripiri, no Piauí.

O simpósio foi uma experiência ímpar e um espaço onde pude trocar conhecimentos teórico-práticos com colegas de profissão. Durante os 4 dias de evento pude aproveitar ao máximo as palestras, minicursos, apresentações orais e relatos de experiências que, com certeza, foram instrumentos de problematização, integração, bem como direcionamento de caminhos para refletir sobre o desempenho dos educadores, das nossas atividades e as muitas mudanças no cenário educacional brasileiro, inclusive diante da pandemia.”

Geiciane participou de todas as palestras e relatos de experiência ao vivo por meio do canal oficial do CFAF no YouTube, incluindo o minicurso “Estratégias pedagógicas: uma abordagem humanística no processo de aprendizagem”, e o workshop “Gêneros do discurso: implicações para o ensino de línguas na perspectiva interdisciplinar”, ministrados pela Profa. Esp. Tácia Mesquita e o Prof. Me. Lucas Emanoel Vilarinho, respectivamente.

Sobre o momento que considerou o melhor em toda a programação do evento, a professora de linguagens relatou que durante o workshop “Gêneros do discurso: implicações para o ensino de línguas na perspectiva interdisciplinar”, o Prof. Me. Lucas Emanoel Vilarinho fez uma importante abordagem a respeito do tema discutido:

“Ele mostrou várias perspectivas de um mesmo tópico (através do livro Zoom, do artista húngaro Istvan Banyai), e ratificou como é importante levar em consideração o ponto de vista do educando e abordar com diferentes ferramentas nosso conteúdo para ressignificar a aprendizagem. As diferentes formas de abordar a música de Amianto, da banda Supercombo também foram momentos marcantes no workshop.”

Segundo Joelma Assis, Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior, de São Lourenço do Piauí, o evento também foi de muita importância na troca de experiências com outros profissionais da área, além de ser um ótimo programa, sendo realizado no final do semestre letivo acadêmico:

Foi um momento marcante, de muito conhecimento e aprendizado. Participei de minicurso “Saúde mental e habilidades socioemocionais no contexto escolar” e o workshop “A importância do ensino de Libras na Educação Básica”. Todos o momentos foram marcantes, pois foram muito interativos. Aprendi muito, pois foi uma troca de experiências.”

O Centro de Formação Antonino Freire (CFAF) entrará em recesso nessa quarta-feira (15), finalizando o semestre 2021.2. As atividades voltarão no 1º dia útil. Para planejamento e novos cursos, o retorno será no dia 17 do mês referido e de forma presencial.

Apenas as atividades fins, aulas e ações pedagógicas, as atividades administrativas, bem como limpeza, manutenção e segurança ficam mantidas.