Procurador é aprovado em mestrado da USP e terá como orientador Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE

Não é todo dia que se consegue uma vaga na Universidade de São Paulo (USP), escolhida esse ano como a melhor instituição de ensino superior da América Latina, segundo a conceituada consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). E passar para um curso de mestrado e ter e ter como orientador o ministro do STF, Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Loteria ou talento?

No caso do aprovado, podemos afirmar que é puro talento para o estudo, principalmente dentro do meio jurídico piauiense. O feito é do Procurador do Estado do Piauí, Anderson Vieira da Costa, de 34 anos, que conseguiu a aprovação no mestrado de Direito do Estado. Dentre os 84 procuradores que compõem, atualmente, o quadro da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI), ele será o 18º a ter o título e o segundo pela conceituada USP.

Para o Procurador Geral do Estado, Pierot Júnior, é mais uma vitória e reconhecimentos para o órgão, que esse ano completou 50 anos de vida. “É com imenso orgulho que, nós que fazemos a PGE/PI, recebemos essa notícia. Anderson Vieira é um exemplo de competência e dedicação com a carreira e vai ampliar a qualificação do nosso quadro profissional, o que reforça o nosso compromisso de bem servir o estado e a sociedade”, avaliou.

Por sua vez, o mais novo mestrando já planeja os benefícios da conquista. “Certamente me alegro com o resultado. É uma oportunidade única de aprender com referências nacionais, na tradicional Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Tenho certeza de que o intercâmbio de cultura jurídica trará bons frutos não só para minha vida profissional e acadêmica, mas também refletirá de forma positiva para a PGE/PI”, disse.

Anderson Vieira é Procurador do Estado do Piauí desde 2016. Atualmente, ele está lotado na Secretaria de Governo (SEGOV), no cargo de Diretor Jurídico do Estado. Porém, o procurador era chefe da procuradoria setorial da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e posteriormente da procuradoria de representação dos agentes públicos. As aulas do mestrado terão início no dia 4 de março de 2024.