Extensionista da Sada é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília

O extensionista rural Aldo Gomes de Queiroz foi homenageado nesta segunda-feira (04), em sessão solene na Câmara Federal, em Brasília. O servidor da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) receberá a distinção de destaque do ano de 2023, uma condecoração em reconhecimento aos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da agricultura familiar.

O momento faz parte das atividades alusivas à celebração aos 75 anos da Extensão Rural e ao Dia do Extensionista Rural, organizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), que é uma entidade nacional que congrega mais de 16 mil trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de 23 estados e do Distrito Federal, presentes me mais de cinco mil municípios do Brasil.

Com atuação no escritório regional da Sada, na cidade de Porto-PI, Aldo Queiroz trabalha há 18 anos como extensionista e realiza ações voltadas para extrativistas do Piauí, de forma especial para as quebradeiras de coco babaçu. Um trabalho que tem garantido a este público um maior acesso a programas do Governo Federal, que incentivam o crescimento produtivo dos pequenos e médios agricultores familiares, como a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

O profissional afirma estar feliz com o reconhecimento e destaca os resultados positivos de sua atuação com o salto no número de atendimentos realizados ao longo do ano de 2023, comparado a anos anteriores, que saiu de 100 para 800 mulheres assistidas e com acesso a recursos do PGM-Bio.

“Em valores, saímos de R$ 49 mil para mais de R$ 1,2 milhão de benefícios através do PGPM-Bio para essas mulheres. Então, esse é o reconhecimento por esse trabalho que é de relevância para nosso estado. Trabalho como extensionista desde o ano de 2005, sou lotado no município de Porto e atendia também a cidade de Campo Largo, até o ano passado. Esse ano, fomos autorizados pelo secretário Fábio Abreu a atuar em todo o Piauí, e já temos ações nos municípios de Luzilândia, Esperantina, Campo Largo, Porto, Miguel Alves, José de Freitas, Barras, Cristino Castro, Antônio Almeida, Pedro II e Angical”, ressaltou o extensionista.

O secretário da Sada Fábio Abreu, que participou da premiação em Brasília, destacou o trabalho realizado por Aldo Gomes no estado e parabenizou todos os extensionistas piauienses pelos 75 anos da Extensão Rural no país.

Tags: , , , , , ,