A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), realizou nesta terça-feira (05), o bate papo relacionado à Avicultura Caipira e a palestra sobre Empreendedorismo no Agronegócio. As ações fazem parte de uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas pela secretaria durante a 72ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi).
O bate papo sobre Avicultura Caipira abordou temas como cuidado como a saúde da galinha, higienização dos bebedouros e dormitórios, bem como pontos relacionados à nutrição. O momento foi conduzido pela zootecnista Michele Moraes, o técnico agropecuário Luiz de Sousa, com contribuições do diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada, Geyson Moura.
“Foi um momento onde os participantes puderam tirar dúvidas relacionadas a sanidade, nutrição, mercado e alimentação alternativa. Nosso intuito, é fazer com que eles possam produzir melhor o que só é possível com conhecimento, e é isso que estamos proporcionando com a Sada”, explica Michele Moraes.
A estudante do curso de zootecnia da Universidade Federal do Piauí, Ingrid Santos, foi uma das participantes da palestra sobre avicultura e destacou a relevância do momento.
“Um momento importante e que agregou muito conhecimento, tanto para os alunos, quanto para os pequenos produtores que pensam em expandir seu negócio e tornar sua granja mais saudável e de melhor qualidade. Parabéns à secretaria pela iniciativa”, disse a estudante.
O servidor da Sada, o advogado José Antônio Cantuária, esteve à frente da palestra que tratou sobre Empreendedorismo no Agronegócio. O profissional explica que o objetivo é estimular o empreendedorismo rural, para fomentar um ambiente e inovador na agropecuária piauiense.
“Mostramos a importância daquele empreendedor que vê a oportunidade nos pequenos negócios, nas multiculturas e busca se capacitar, se qualificar, para crescer no mercado de trabalho, produzindo cada vez mais e com competência. A Sada está à disposição para trazer esse apoio institucional para auxiliar todos esses produtores”, afirma o advogado.
Ao final das palestras, o secretário Fábio Abreu reuniu os participantes no stand da Sada e realizou a entrega de mudas de gliricidia, uma leguminosa com propriedades que podem dar suporte aos produtores, principalmente na alimentação animal.
“Nosso objetivo é o de sempre estar proporcionando conhecimento para a comunidade em geral, por isso, estamos realizando dentro da Expoapi, várias atividades. Essa é uma forma de apresentar as nossas atribuições e colaborações ao publico que se faz presente nesse grande evento”, destaca o secretário.
Tags: avicultura caipira, expoapi, gliricidia, sada