Cerca de 4 mil pessoas recebem orientações sobre uso correto e seguro de agrotóxicos

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), em ação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realizou, no período de 20 a 24 de maio,  a III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos. O evento ocorre de forma descentralizada e simultânea em vários municípios do estado com a realização de palestras e demonstração sobre o uso correto do equipamento de proteção individual, ministradas pelos técnicos da Sada e Adapi.

Durante os dias de realização do evento, foram realizadas 122 palestras, em 116 municípios de norte a sul do estado, com participação de quase 4 mil pessoas.  “A III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos alcançou seu objetivo e superou as expectativas iniciais. Tivemos participação ativa dos envolvidos na utilização desses produtos, comentando experiências no uso, situações que ocorrem frequentemente e, principalmente, fatores limitantes para o uso correto”, frisou Ozael David, Gerente de Defesa Vegetal da Adapi.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de levar conhecimento a agricultores, técnicos ligados à agropecuária, comerciantes, estudantes, professores e todo a população, acerca dos procedimentos legais para aquisição dos produtos, mecanismos para o cumprimento da logística reversa das embalagens vazias após o uso, risco do mau uso desses produtos para a saúde humana e meio ambiente.

“Esse evento mostra o resultado de nossos esforços para garantir mais qualificação e aprimoramento das atividades realizadas pelo homem do campo. Atualmente, as exigências legais são cada vez maiores com a saúde e a segurança do trabalhador, com o meio ambiente e com a produção de alimentos saudáveis, sendo necessário um contínuo aprimoramento e atualização de conhecimentos desses trabalhadores em todas as etapas do processo”, destacou o secretário.

Essa edição do evento contou com o apoio de diversas entidades públicas: Ministério Público Estadual, Instituto Federal do Piauí e seus diversos Campus, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI), Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (APIEST) e da iniciativa privada com o Grupo Progresso, Associação dos Irrigantes dos Platôs de Guadalupe (ACIPE), Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI) e prefeituras municipais.