O projeto de grande relevância para o semiárido piauiense, será coordenado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária.
O município de Betânia do Piauí recebeu, esta semana, a visita técnica de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para discutir e fortalecer o Programa Sertão Vivo. A iniciativa visa promover a resiliência climática e a adaptação da agricultura familiar no semiárido piauiense. O projeto será coordenado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária(Sada).
O programa visa a implementação de ações que promovam a convivência sustentável com o semiárido, através de tecnologias sociais. Os técnicos acompanharam também os projetos: Barragens Subterrâneas, Quintal Produtivo, Sistemas Cooperativos, com destaque para a Cooperativa de Ovinocultores da região.
Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de acompanhar de perto a execução dessas iniciativas, avaliando a eficácia das tecnologias implantadas e discutindo estratégias para a ampliação e fortalecimento das ações em todo o estado.
“Nosso objetivo é fortalecer os conhecimentos que ajudarão a executar com excelência o programa Sertão Vivo, um compromisso assumido pelo Governo do Estado. Os consultores irão nos apoiar, reconhecendo o bom trabalho que já realizamos e orientando a execução das metas e ações planejadas para o programa”, afirmou Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou que a visita técnica foi fundamental para alinhar estratégias e garantir o sucesso na implementação do programa. “Estamos confiantes de que, com o apoio do BNDES e a expertise das nossas equipes, poderemos transformar a realidade do semiárido piauiense, promovendo uma agricultura mais resiliente e adaptada às condições climáticas locais”, afirmou.
A visita técnica ao Piauí reforça o compromisso do BNDES e do Governo Estadual em promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores do semiárido piauiense, através de programas que aliam inovação, sustentabilidade e cooperação.
A visita contou com a presença dos técnicos, André Rocha, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental, além do secretário da Sada, Fábio Abreu e da secretária da SAF, Rejane Tavares.
Tags: BNDS, piauí, Programasertãovivo, sada