Equipe da Sada participa do 9º Encontro Nacional do Programa Água Doce em Aracaju

O encontro reunirá representantes dos nove estados do Nordeste e Minas Gerais com o objetivo de fortalecer e expandir a oferta de água potável para comunidades rurais.

Equipe da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) participa do 9º Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce (PAD), em Aracaju. O evento será realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14) e marca o início de um novo ciclo do programa. O encontro reunirá representantes dos nove estados do Nordeste e Minas Gerais com o objetivo de fortalecer e expandir a oferta de água potável para comunidades rurais.

Durante o encontro, o secretário Fábio Abreu participará de uma mesa redonda em que abordará o papel fundamental dos estados na implementação do Programa Água Doce. Em seguida, ele assinará um novo termo de compromisso para a continuidade do programa no Piauí, com um investimento federal de R$ 9 milhões. Esses recursos possibilitarão a ampliação do acesso à água potável para novas comunidades e municípios do estado, beneficiando milhares de famílias.

“Esse é um novo ciclo para o Programa Água Doce e o Piauí está comprometido em expandir o acesso à água potável para as áreas mais necessitadas. Este encontro em Aracaju é uma oportunidade para compartilharmos nossas experiências e aprendermos com os demais estados. O objetivo é que cada vez mais comunidades possam ter acesso a esse recurso essencial, melhorando significativamente a qualidade de vida e saúde da população rural”, destacou o coordenador estadual do programa, Adalberto do Nascimento.

Além da assinatura do termo, o coordenador participará de uma mesa na qual será discutida a atuação atual do programa, os desafios enfrentados e as perspectivas para os próximos quatro anos.

Na quarta-feira (13), as equipes se deslocarão para Poço Verde, em Sergipe, para uma visita técnica a um sistema de dessalinização reconhecido como modelo de eficiência. “Vamos conhecer essa experiência exitosa e avaliar como podemos aplicar essa tecnologia em outras regiões do Nordeste, incluindo o Piauí. Com isso, pretendemos alcançar a meta estadual de beneficiar até 20 mil pessoas com água dessalinizada”, acrescentou Adalberto do Nascimento.

Esse novo ciclo do Programa Água Doce, que tem como foco a capacitação e integração das equipes estaduais, reforça o compromisso do Piauí em ampliar o acesso à água potável nas zonas rurais, garantindo saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável para comunidades que historicamente enfrentam desafios de acesso a esse recurso essencial.

Tags: , ,

 

Leia Também