Ferramenta tecnológica veio para inovar a vida do homem do campo, no seu trabalho de produção de silos e processamento de grãos.
A seca é um fenômeno da natureza constante no Nordeste brasileiro. Atualmente, quase 700 cidades no país estão com decreto de emergência ativo por conta da estiagem. Para auxiliar o homem do campo a conviver com a seca, o veterinário formado pela Universidade Federal Do Piauí e mestre em Ciência Animal, Sérgio Medeiros, desenvolveu um equipamento batizado de “Resolve Sim”, que realiza a função de forrageira, ensiladeira e ensacadeira.
“É uma ferramenta tecnológica que veio para inovar a vida do homem do campo, no seu trabalho de produção de silos e processamento de grãos. Com um sistema de picador, triturador compactador e ensacador, tudo ao mesmo tempo. Pensamos em algo que se encaixasse, perfeitamente, para qualquer produtor rural, desde o grande ao pequeno”, definiu o veterinário Sérgio Medeiros.
O equipamento tem a capacidade de produzir 200 sacos de silagem por hora. De forma manual a produção chega, no máximo, a 120 sacos por dia.
Um exemplar da máquina está exposto na Cidade Sada, espaço montado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária dentro da Expoapi 2024, que ocorre no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. O órgão estadual é parceiro da ideia e pretende disponibilizar o maquinário às comunidades piauienses.
Este equipamento, segundo o veterinário, é importante, pois tanto o agricultor quanto o pecuarista, no período de chuvas, podem aproveitar e otimizar a produção de silagem, que vai servir de alimento para os animais.
“É uma inovação para o setor, tendo em vista que vai diminuir tempo e custo do produtor na hora de fazer sua reserva de silagem para o período de seca e somos parceiro na divulgação e pretendemos ter acesso à tecnologia para disponibilizá-la às comunidades rurais”, disse o secretário da Sada, Fábio Abreu, destacando que a máquina faz a produção de silagem e processamentos de grãos. “O equipamento estará todos esses dias da exposição no nosso stand para que o visitante e o produtor possam conhecer o seu funcionamento”, completou.
O desenvolvimento da máquina contou com recursos de subvenção econômica do Governo do Piauí por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), dentro do projeto Centelha Piauí. “Fui submetido à ideia de inovação para desenvolvimento da máquina”, pontuou Sérgio, acrescentando que o projeto Centelha busca ideias inovadoras para transformar em negócios lançando startups. “No nosso caso, a Inovagro está vinculada ao programa de aceleração da Investe Piauí e atualmente está sendo acelerada pelo Startup Nordeste”, acrescentou.
Nesta quarta-feira (4), a partir das 17h, o veterinário Sérgio Medeiros estará no espaço da Cidade Sada, na Expoapi, promovendo uma palestra sobre a máquina e demonstrando o seu funcionamento.
Tags: adapi, expoapi 2024, piauí, sada