O seminário tem uma programação voltada, especialmente, para as equipes técnicas das secretarias e órgãos da administração estadual.
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), está promovendo no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o seminário “Modernização Fiscal e Orçamentária: Perspectivas para a Qualidade do Gasto Público”. A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) participa do evento, que teve início na quarta-feira (25) e encerra nesta quinta-feira (26), representada pela diretora Administrativa-Financeira, Valéria de Sousa Santos; pelo coordenador Financeiro, Filipe Guimarães; e pelo gerente de apoio técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), órgão vinculado à Sada, João Fernando.
“A realização desse evento representa um grande passo essencial para o fortalecimento da gestão fiscal e orçamentária do Estado. Ao discutir os temas como modernização fiscal, a reestruturação da dívida e marcos de médio prazo, estamos investindo na qualificação técnica das equipes e na melhoria da qualidade do gasto público. É um alinhamento estratégico entre planejamento e execução orçamentária, que é fundamental para garantir a maior eficiência na aplicação dos nossos recursos”, afirma Valéria.
O primeiro dia de evento contou com painéis sobre os instrumentos normativos em discussão no Congresso Nacional, como a PEC nº 001/2025 e o PLC nº 006/2025, além da apresentação de experiências bem-sucedidas, como a do estado do Mato Grosso, o primeiro a implantar os Marcos de Médio Prazo no país. Entre os palestrantes estavam Luigi Butron, especialista do Banco Mundial, André Martinez e Daniel Couri, consultores do BID, Rodrigo Martins, especialista da FGV e Ricardo Capistrano, secretário adjunto do Orçamento do Mato Grosso.
A proposta é que o conhecimento compartilhado nesses dois dias fortaleça a execução orçamentária no Piauí e contribua para uma gestão pública mais eficaz e centrada no cidadão. “Esse ciclo de palestras é uma oportunidade ímpar de aprendizado, troca de experiências e aprimoramento da gestão pública”, conclui Valéria.
Tags: adapi, sada, seminário, tce