As iniciativas têm impacto direto na economia local, fortalecendo o campo e garantindo melhores condições de vida às famílias atendidas.
O secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou, em entrevista concedida nesta terça-feira (30), os avanços alcançados pelos projetos Fomento Rural e Do Quintal à Mesa, que vêm fortalecendo a agricultura familiar e contribuindo diretamente para a melhoria da renda de famílias piauienses.
Os programas têm como objetivo estimular a produção de alimentos de forma sustentável, garantindo segurança alimentar e autonomia econômica para pequenos produtores rurais. Segundo o secretário, o projeto Do Quintal à Mesa possibilita que as famílias iniciem a produção em pequena escala, com perspectiva de crescimento.
“Os kits do Quintal à Mesa são implantados no quintal das casas. Com a instalação do sistema de irrigação e o apoio técnico, a pessoa consegue produzir de forma adequada. Essa produção começa pequena, vai aumentando e passa a ser comercializada. Acreditamos que esse processo pode evoluir até alcançar uma escala produtiva capaz de abastecer grandes mercados de Teresina e de todo o estado. Assim, as famílias produzem no próprio quintal, consomem alimentos saudáveis e ainda comercializam o excedente”, ressaltou Fábio Abreu.

O projeto Fomento Rural, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), oferece apoio técnico e incentivo financeiro para que agricultores familiares invistam em suas produções. Já o Do Quintal à Mesa incentiva o cultivo de hortaliças e outros alimentos voltados tanto para o consumo próprio quanto para a geração de renda.
As iniciativas têm impacto direto na economia local, fortalecendo o campo e garantindo melhores condições de vida às famílias atendidas. O Governo do Estado, por meio da Sada, segue investindo em políticas públicas que promovem o desenvolvimento rural sustentável no Piauí.
