Projetos da Sada viabilizam crédito rural para povos indígenas

Cerca de 23 agricultores familiares da Comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco-PI, foram beneficiados com contratos de financiamento rural que totalizam o montante de R$ 176.981,52, para investimento nas atividades de avicultura, caprinocultura, suinocultura e bovinocultura.

As propostas foram elaboradas pelos técnicos da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e o recurso foi viabilizado pela Agência Piauí Fomento, na última sexta-feira (26). O objetivo é impulsionar as atividades produtivas dos povos indígenas Tabajara e Tapuio, que residem na região.

“Esses investimentos são de fundamental importância para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e consequentemente geração de renda no meio rural, que é um dos pilares da Sada”, explica o técnico da Sada, Dionísio Uchôa.

A coordenadora de Elaboração de Projetos da Sada, Socorro Teixeira, fala sobre a atuação da secretaria nas comunidades que precisam da elaboração dos projetos para a aquisição de linhas de crédito.

“Os agricultores familiares que se enquadrem e se interessarem pelas linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado do Piauí, por exemplo, podem procurar os técnicos da Sada nas regionais que correspondem ao seus municípios. Eles devem estar munidos de documentação pessoal, além de documentos que comprovem a posse da terra. Após isso, será elaborada a proposta de financiamento rural, de acordo com a realidade e aptidão dos agricultores”, esclarece.

A presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Nazaré, Maria Gardênia, falou sobre a importância do trabalho realizado pelo governo através das instituições.

“É uma satisfação muito grande receber essas ações que, sem dúvida nenhuma, irá melhorar a nossa produção. Vale lembrar que as pessoas beneficiadas com essa linha de crédito já trabalham com essas atividades e, inclusive já integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com isso, teremos a possibilidade de expandir a nossa produção e consequentemente nossas vendas”, comemora Maria Gardênia.

Já presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, destaca que o momento representa o início das liberações planejadas para o ano de 2024. “Muitos municípios ainda serão beneficiados. O nosso objetivo é fortalecer a política estadual do governo de implementação de emprego e renda”, destaca o presidente da Piauí Fomento.

Tags: , , , , , , ,

 

Leia Também