A reunião ressaltou a importância de ampliar o alcance da assistência técnica e extensão rural (ATER) aos 224 municípios do Piauí.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), Fábio Abreu, conduziu, nesta quinta-feira (24), uma reunião estratégica com os coordenadores regionais. O encontro on-line teve como foco o fortalecimento da atuação regionalizada, a ampliação da assistência técnica e o alinhamento de ações para garantir o avanço dos principais programas voltados ao desenvolvimento rural sustentável no Estado.
Durante a reunião, o secretário destacou a importância de ampliar o alcance da assistência técnica e extensão rural (ATER) aos 224 municípios do Piauí, com atendimento qualificado e próximo dos agricultores familiares. “Estamos empenhados em garantir que as ações da Sada cheguem a todas as regiões do estado, com profissionais preparados e estratégias eficazes para transformar a realidade do campo”, afirmou Fábio Abreu.

A qualificação dos coordenadores e a valorização dos mais de 300 extensionistas da Sada foram alguns dos pontos discutidos. Destes, entre 40 e 50 atuam diretamente com crédito rural, área estratégica que será reforçada para ampliar o acesso dos agricultores ao financiamento.
Foram abordados os três macroprojetos em execução: PSI (Produção Sustentável Irrigada), Sertão Vivo e Água Doce. O Programa Fomento Rural, por exemplo, já beneficiou 2.500 famílias em 2025, com mais de R$ 10 milhões investidos. A Sada vai ampliar as ações voltadas à segurança hídrica, alimentação animal e fortalecimento da produção.

Outro ponto de destaque foi o avanço no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), com mutirões que facilitam o acesso dos produtores às políticas públicas. O programa Piauí + Genética também teve resultados apresentados: mais de 17 mil inseminações artificiais já realizadas no estado.
A modernização da estrutura regional segue como prioridade. O Programa Mais ATER está equipando os escritórios com novos computadores e impressoras. Também foi reforçado o compromisso com a informatização da Sada e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e a reforma das unidades regionais.
A reunião reafirma o compromisso da Sada com uma gestão descentralizada, eficiente e conectada às demandas reais do campo.
Tags: fomento rural, piauí +genética, sada, sertão vivo