A Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres) promoveu, na terça-feira (29), por meio do Programa de Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, uma palestra sobre prevenção social do feminicídio. A palestra foi realizada na sede da secretaria e ministrada pela delegada e professora Eugênia Villa.
A palestra também abordou temas como violência contra a mulher, feminicídio e os objetivos do programa, que tem como finalidade, promover um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo dentro das organizações públicas.
AA secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou a importância da pasta na mobilização e conscientização para o combate à violência contra a mulher. “Já estamos estuando desde o início do ano. Primeiro com as mulheres do campo unitário, e agora com a Marcha das Margaridas, sempre em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres. Sabemos a importância da nossa secretaria na mobilização e conscientização, e vamos continuar trabalhando para que possamos garantir a participação das mulheres em todos os setores da sociedade, com igualdade de oportunidades e condições de trabalho para que possam ser empoderadas e consequentemente fazerem o enfretamento à violência contra a mulher”, destacou a gestora.
Os principais benefícios para as instituições que aderirem ao programa é a equidade de gênero, raça e diversidade, aumento de produtividade, presença de mulheres nos espaços de poder, melhoria da saúde mental, entrega de resultados de forma sistemática e otimizada em curto espaço de tempo, melhoria de salários, dentre outros.
Para Eugênia Villa, é necessário escutar as mulheres para poder compreender o que aquelas querem transmitir. “O enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta constante, mas precisamos ampliar a mobilização a o acesso à informação e também devemos pensar na autonomia dessas mulheres, para que elas possam se empoderar cada vez mais”, destacou a delegada.
Ei mermã, você não está sozinha!
Se você estiver passando por alguma situação de violência doméstica entre em contato com a Rede de Enfretamento à violência doméstica:
Centro de Referência Francisca Trindade- 86 99433-0809
Patrulha Maria da Penha (86) 9 9414 8857
Ligue 190 ( Urgência)
Ligue 180
Baixe e Acesse o APP SALVE MARIA
Repórter: Natalina Alves