Solenidade de abertura da  4ª Conferência Estadual de Juventude do Piauí conta com a participação da secretária Núbia Lopes

A secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes e equipe da Seres, participaram da solenidade de abertura da  4ª Conferência Estadual de Juventude do Piauí , na manhã desta segunda-feira (20). O evento é uma realização da Coordenadoria Estadual de Juventude – Cojuv e tem o tema: “Avanços, Desafios e Perspectivas para as Juventudes Piauienses”.

O governador Rafael Fonteles elogiou a participação de todos para a construção do Plano Estadual da Juventude, a partir da experiência dos próprios jovens, em um processo de construção coletiva que não envolve apenas os especialistas no assunto, mas também aqueles que estão vivendo, querendo cidades e estados melhores, com mais oportunidades para os jovens. “Eu fico feliz de ter aqui no Piauí uma juventude engajada. Priorizem no que vocês precisam, naquilo que vai realmente impactar positivamente, pois na hora final a gente tem que afunilar numa direção clara daquilo que a juventude necessita, na hora da briga do orçamento, na hora da definição do que vai ser feito em cada ano, estará lá contemplado aquilo que foi consensuado como prioridade no debate público desta conferência”, destacou Rafael.

Durante três dias a juventude piauiense, representada por mais de 100 municípios, vai definir prioridades para as políticas públicas para a juventude, tanto na construção dessas políticas, como também nas estratégias de monitoramento. A secretária Núbia Lopes parabenizou
o Conselho Estadual de Juventude, a coordenação do Conselho e o coordenador estadual de Políticas para a Juventude. “Essa é uma oportunidade de ampliar o debate e construir o Plano Estadual de Juventude, que tem validade de 10 anos. Esse Plano vai nortear as ações do nosso governo, parabenizo a iniciativa”.

Os 350 delegados eleitos nas Conferências Municipais de Juventude se fizeram presentes durante o evento e discutiram as demandas da juventude piauiense. O coordenador da Cojuv, Everton Calisto, ressaltou o empenho no debate e na construção do documento. “O Plano Estadual da Juventude vai andar junto com o Plano de Gestão para os próximos anos. Então, quando debatemos,  pensamos em curto, médio e longo prazo, para conseguirmos contemplar toda a nossa juventude”, explicou.

A secretária de Juventude de São Raimundo Nonato, Melissa Macêdo, salientou a necessidade dos jovens ocuparem todos os espaços políticos. “A política é ferramenta de transformação e nós precisamos disso. A juventude não pode ser coadjuvante, a juventude é protagonista”.

Também estiveram presentes para a construção do debate: o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso e o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, entre outros gestores. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Fetag, situado na BR 343, Km 12, Bairro Gurupi, em Teresina.

Texto: Cristiana Nunes

Tags: ,

 

Leia Também