O Plano Safra, programa do governo federal destinado ao crédito rural para agricultura familiar, foi lançado no Piauí, na terça-feira (14), com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador Rafael Fonteles. A solenidade foi realizada no Palácio do Karnak e contou com a presença da secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes e, também, de representantes dos movimentos sociais.
O Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história. São R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada. Outro grande destaque são as mudanças no microcrédito produtivo, o Pronaf B, ou Agroamigo.
Para Wellington Dias, um dos compromissos do governo Lula é a redução da pobreza e o combate à fome. “Estivemos aqui com o nosso presidente lançando o programa Brasil sem Fome. Hoje, a gente assinou esses documentos que liberaram contratos para garantir produção de leite e todos os outros cultivos da agricultura familiar. Criadores, criadoras de gado leiteiro que não tinham, passam a ter e quem já tinha, passa a comprar mais, a reforçar, a comprar um trator, comprar um equipamento. A gente quer ver estes produtos na feira, na prateleira do supermercado, na nossa mesa”, ressaltou o ministro.
Na solenidade, também houve o lançamento do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Semiárido/Agroecologia, a assinatura do convênio para o fortalecimento da cadeia produtiva do caju no Piauí, a entrega de contratos do Crédito Fundiário, assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, assinatura do convênio das centrais de abastecimento, assinatura de acordo de cooperação técnica para o Crédito Fomento entre o MDS, MDA e o Governo do Piauí, dentre outras ações.
Plano Safra
O Plano Safra 2023/2024 vai destinar R$ 71,6 bilhões ao crédito rural para agricultura familiar, o volume é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica. O plano também contempla ações como compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.
Tags: agricultura familiar, participação social, plano safra, seres