Seres apoia a realização da Exposição Fotográfica Trindade Vive, que está aberta ao público de 20 e 24 de novembro, no Karnak.

A secretária Núbia Lopes fez parte da mesa de honra na solenidade de abertura da Exposição Fotográfica Trindade Vive, na manhã desta segunda-feira (20), no Palácio de Karnak. Um destaque para a celebração do Dia da Consciência  Negra, a mostra fotográfica é aberta ao público e segue até o dia 24, das 8 às 18h.

No Piauí, Francisca Trindade iniciou a sua trajetória de luta com atuação em movimentos comunitários e da juventude, representando, muitas vezes, o estado nacionalmente. Em seguida, foi vereadora da capital Teresina e, posteriormente, deputada estadual e federal pelo Piauí.

Durante a solenidade de abertura, muitas homenagens de amigos e familiares foram prestadas, além de apresentações artísticas. O governador em exercício, Themístocles Filho, exaltou a importância de Francisca Trindade na luta por justiça e igualdade no Piauí. “Uma exposição linda e importante para manter o seu legado vivo”, disse o gestor.

A exposição tem curadoria da fotógrafa Margareth Leite e apresenta registros que resgatam a luta da ex-deputada e contam a sua história, desde os movimentos sociais até o mandato de deputada federal. Trindade dedicou sua vida na busca de cidadania para a população mais vulnerável. Ela morreu no dia 26 de junho de 2003, vítima de um aneurisma.

A mãe de Trindade Lídia Maria da Trindade, seus irmãos Marli, Nazaré e Manoel, o viúvo da ex. deputada vereador Edilberto Borges (Dudu), amigos, lideranças de movimentos negros, de mulheres e sindicais ocuparam o espaço para homenagens. . Para a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, “Trindade está presente em cada mulher, principalmente nas mulheres negras desse estado, que se inspiram para poder continuar a luta pela igualdade de direitos”, afirmou.

Lúcia Araújo, uma das organizadoras da exposição, ressaltou que a exposição marca os 20 anos de falecimento de Trindade. “Fomos aos vários espaços de convivência dela, nas duas casas parlamentares, nos sindicatos do movimento popular e buscamos, também, junto à família o material que expomos hoje, pois queríamos a maior diversidade possível de fotos. Nossa inspiração foi colocar em evidência uma memória tão boa como a de Trindade”.

Tags: ,