Governo cria novo canal de diálogo com sindicatos e realiza a primeira reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente

O Governo do Piauí instituiu, nesta quinta-feira (18), a Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar o diálogo entre a Administração Pública Estadual e as entidades sindicais de servidores públicos, além de criar metodologias de tratamento para as demandas apresentadas pelas categorias. Durante o encontro, os representantes de 45 sindicatos apresentaram suas pautas unificadas para um tratamento mais célere e transparente das decisões que o Governo deve tomar, a cada ano, para melhorar a qualidade do trabalho no estado do Piauí.

A iniciativa é um canal de negociação inédito e inovador criado pelo governador Rafael Fonteles, para o diálogo entre o Governo do Estado, através da Secretaria das Relações Sociais (Seres) e demais secretarias, com o Movimento Sindical. Segundo o Diretor de Relações Sindicais da Seres, Josivaldo Martins, durante todo o processo de negociação é imprescindível a presença da Seres, uma secretaria criada para cuidar das relações sociais e para aglutinar todas as demandas, liderando o diálogo contínuo com todos os órgãos do Governo que precisam se pronunciar para a resolução das solicitações e devidas respostas. 

“Para o movimento sindical é uma oportunidade ímpar que está sendo colocada aqui no Piauí, tendo em vista que é um instrumento que tende a se consolidar e a trazer bons resultados. Isso vai facilitar o processo de negociação, pois o que for demanda geral, não vai mais haver a necessidade de um sindicato ou outro estar protocolando o documento e pedir audiência específica com o governador, já que a própria Mesa dará o direcionamento”, explicou o diretor.

Já as demandas específicas serão tratadas com as secretarias responsáveis pela respectiva categoria, com o acompanhamento da Sead e da Seres, através de Mesas Setoriais, que irão resguardar as questões específicas dentro da negociação. Um passo importante para o diálogo entre o governo e o movimento sindical, uma orientação de extrema importância contida no Plano de Governo do governador Rafael Fonteles, honrando um compromisso de campanha de criar um mecanismo igualitário de negociação inédito no Piauí.

De acordo com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, o objetivo é ampliar e aperfeiçoar o diálogo entre a Administração Pública estadual e as entidades sindicais de servidores públicos e criar metodologias de tratamento para as pautas e demandas apresentadas pelas categorias. “Essa iniciativa destaca o planejamento e a transparência do Governo do Piauí, que busca o diálogo com as categorias para atender as demandas dos servidores. É também uma forma de assegurar a participação social na proposição e execução das políticas públicas”.

Durante a primeira Mesa de Negociação Permanente foram ouvidas as demandas que os sindicatos têm que são unificadas, para a melhor tomada de decisão e valorização dos servidores, além de, consequentemente, uma melhor qualidade nos serviços públicos para à população. A principal questão do fórum foi a discussão do reajuste salarial linear para todos os servidores do Estado do Piauí.

Na ocasião, o presidente do SINTTEL, Sindicato dos Trabalhadores em Telefonia do Estado do Piauí, Cochise Ferreira da Silva, elogiou a iniciativa. “Esta Mesa é inovadora e vai gerar muitos frutos positivos”, disse. Já o presidente da CUT, Central Única dos Trabalhadores, Odaly Bezerra Medeiros, destacou que através do novo canal de diálogo deverão ser solucionados muitos problemas. “Mais um instrumento que nós contamos para defender a pauta e as reivindicações”, relatou.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou a importância da instalação da Mesa para a escuta de cada sindicato. “Foi um momento único e inovador onde ouvimos as demandas e, ao final, fizemos os encaminhamentos para os próximos passos. O nosso compromisso é o mesmo, mas agora com a presença da bancada governamental para ajudar no processo de desenvolvimento do Estado e na valorização dos servidores públicos estaduais. Os sindicatos têm pautas unificadas, com proposições que melhoram, cada vez mais, as condições de vida dos servidores públicos aqui do nosso estado. Só um governo democrático popular, como o do governador Rafael Fonteles, poderia instituir um canal tão importante de diálogo com os trabalhadores. Um espaço onde se avança, tanto com relação à questão da valorização profissional como na qualidade do serviço público, porque é um espaço onde se dialoga, se propõe, se busca alternativas e realmente se consegue”, finalizou.

Texto: Cristiana Melo

Fotos: Natalina Alves

Tags: , , ,

 

Leia Também