Secretária Núbia Lopes toma posse no Comitê Estadual da População de Rua

Em solenidade no Palácio da Justiça, em Teresina, foram empossados os novos membros titulares e suplentes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua para o biênio 2024-2026. Criado através de lei em 2020, o comitê possui o papel de fiscalizar e garantir a implementação das políticas públicas relacionadas ao seu público-alvo e é composto por representantes do poder público e da organizações da sociedade civil.

A posse foi feita pela secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, que explicou que a Sasc faz parte de vários conselhos, cujo papel é fazer a política pública funcionar. Ela lembrou que a Sasc não tem o papel de executar ações nesse âmbito, mas de fazer parcerias e apoiar o trabalho de entidades, como a Pastoral do Povo de Rua. “A Sasc cofinancia, fiscaliza, capacita, monitora, mas ela não é executora. Cabe ao Estado fazer o cofinanciamento para os municípios executarem ações em prol da população em situação de rua. Em Teresina, funcionam o Centro Pop e o Pop Rua”, reforça.

01.jpg

Regina Sousa também informou que o Estado está ajudando a incluir a população em situação de rua no Cadastro Único. Já são mais de 1.600 inscritos, dos quais cerca de 1.100 recebem o Bolsa Família. Em Teresina são mais de 1.200. Ela explica a necessidade de as pessoas se autodeclararem em situação de rua para serem inscritas no Cadastro Único do governo federal. Esse serviço é feito pelas prefeituras com o apoio da Pastoral.

“O Comitê é muito importante. Primeiro porque reafirma mais um espaço de participação popular, social; é um colegiado que possui representantes da sociedade civil e também do governo do Estado. Então, é muito importante o trabalho do comitê, porque ele vai monitorar, acompanhar as políticas públicas para as pessoas em situação de rua,” comenta a secretária de Relações Sociais do Piauí, Núbia Lopes. Ela acrescenta que o diferencial no Comitê é que ele representa membros da sociedade civil organizada que executa ações em prol da população em situação de rua, como a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo.

09.jpg

Núbia Lopes cita ainda que o Estado articula, financia, participa, colabora com o resgate das pessoas invisibilizadas da sociedade, ajudando-as a ter dignidade e a serem inseridas na sociedade através do acolhimento e do processo de formação e de qualificação profissional.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques destaca que é muito importante a criação do Comitê, pois vai garantir, não somente a assistência, mas um projeto de prevenção, a fim de proporcionar que as pessoas em situação de rua possam viver com dignidade. “O Papa Francisco usa uma expressão que é: ‘nós vivemos um tempo, uma sociedade do descarte, que descarta as pessoas’. Mas pessoas não podem ser descartadas. As pessoas precisam ser cuidadas, promovidas, incluídas no seio da sociedade, da igreja, com o direito de participar em leis”, defende.

05.jpg

Padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, cita que os membros do Comitê têm respaldo legal para definir e monitorar as ações voltadas para a população em situação de rua.  “A criação do Comitê é um avanço nesse trabalho em prol de quem vive nas ruas, pois quem vive dessa maneira precisa de formação e qualificação profissional para concorrer ao mercado de trabalho”, ressalta.

Um exemplo de que formação e qualificação profissional marcam um passo importante para sair das ruas é o de Eliada Araújo Marinho, baiana de 31 anos que há um ano foi acolhida pela Pastoral do Povo de Rua e já fez cursos de corte e costura e o de culinária. “A importância do Comitê é porque recupera a dignidade das pessoas (como eu, que era de rua), para ter a sua dignidade própria, ter de volta o seu caráter, que você perdeu quando morava na rua, e assim construir um futuro novo”, declara.

11.jpg

REPRESENTAÇÕES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS