Seres reúne comunidades para a apresentação da segunda edição do programa Ater nos Quilombos

Nesta quarta-feira (17), a secretaria das Relações Sociais (Seres) mobilizou 65 comunidades de todo o Piauí para reunião virtual de apresentação do “Ater nos Quilombos”. As Secretarias da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e da Agricultura Familiar (Saf), são parceiras na execução do projeto.

O Ater nos Quilombos é um programa de assistência técnica, que tem o objetivo de apresentar ações produtivas para melhoria das condições socioeconômicas das comunidades quilombolas que estão na área de atuação do projeto. Ele abrange 65 comunidades, em 27 municípios piauienses.

Dentre as ações planejadas destacam-se a realização de cursos em diversas áreas e implantação de unidades demonstrativas de produção sementes crioulas com formação de bancos de sementes, bem como unidades demonstrativas de farmácia viva com plantas medicinais.

Também está programada a assistência técnica e implantação de unidades de produção de cajuína e doces; de produção de mel (apicultura); de criação de galinha caipira; cursos de cooperativismo, associativismo, comercialização para mulheres e juventude quilombolas; implantação de quintais de produção coletiva por comunidade com foco na produção da horticultura e agricultura dos povos de comunidade quilombola.

Além disso, estão previstos a realização do mapeamento socioeconômico e sociocultural (diagnóstico) das 25 novas comunidades quilombolas incluídas no projeto e a atualização das 40 comunidades já existentes no projeto Ater dos Quilombos. O custo total do projeto é de aproximadamente R$5,6 milhões.

Tags: ,

 

Leia Também