As solenidades foram realizadas às 9h, no Memorial Expedito Resende, em Piripiri, e às 17h, no Porto das Barcas, em Parnaíba.
O Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 foi lançado oficialmente nas cidades de Piripiri e Parnaíba, nesta sexta-feira (14). O evento contou com a presença do secretário do Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, que participa das solenidades no Memorial Expedito Resende, em Piripiri e no Porto das Barcas, em Parnaíba.
Na última edição do OPA, 77 entidades de Piripiri e 50 de Parnaíba participaram do processo, apresentando e escolhendo propostas para execução nas cidades. Em Parnaíba, por exemplo, a população elegeu a pavimentação asfáltica de mais de 2,5 km no bairro Tabuleiros, obra realizada pelo Governo do Piauí com um investimento de R$ 3,1 milhões, por meio do OPA 2023-2024. Já no OPA 2024-2025, a cidade foi contemplada com os serviços da Patrulha Cidadã, outra demanda prioritária escolhida diretamente pela comunidade.

A força da comunidade também foi destacada pela líder comunitária Hilda dos Santos, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Lages dos Fidelis. Hilda já inscreveu sua entidade para o OPA 2025-2026 e aguarda com expectativa a aprovação de novas obras para sua comunidade.
“No ano passado, nossa proposta de calçamento foi eleita com 494 votos e, agora, estamos ansiosos para a execução da obra, que vai melhorar a mobilidade dos moradores. Este ano, estamos pleiteando uma passagem molhada e já estamos motivando a comunidade para que possamos ser mais uma vez beneficiados”, disse.

“O OPA faz a diferença porque é a população que indica as prioridades das prioridades, aquilo que realmente precisa ser resolvido em cada comunidade para melhorar as condições de vida. Essa é a grande vantagem do OPA”, destacou Núbia Lopes.

Inscrições abertas
As associações comunitárias e entidades interessadas em participar já podem se inscrever até o dia 11 de abril. Para isso, é necessário atender aos critérios do edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório e documentação do responsável legal.
A votação popular será realizada de 4 a 13 de julho, aberta a qualquer cidadão com CPF e idade a partir de 16 anos. O processo será 100% digital, por meio do Portal OPA, aplicativo Colab e WhatsApp, além de pontos físicos nos municípios participantes. As propostas mais votadas serão incorporadas ao orçamento estadual e executadas em 2026.
Por: Natalina Alves