Seres amplia participação social através do programa “Liderança em Destaque”

Seres levou o programa “Liderança em Destaque” para o primeiro encontro do Diálogos pelo Piauí, em Picos

A Secretaria de Relações Sociais (SERES) participou do evento de lançamento do projeto Diálogos pelo Piauí, nos dias 11 e 12 de abril, em Picos. Na ocasião, teve início as primeiras turmas de alunos do programa “Liderança em Destaque” com os cursos: Capacitação para concorrer a editais públicos e Técnicas de comunicação assertiva para lideranças.

Januário João de Araújo, da comunidade Lagoa do Cajueiro, um projeto de assentamento da Agrovila, foi um dos alunos e destacou a importância de conhecer os projetos do governo e ver quais são os editais que vão ser publicados para ajudar as associações a adquirirem recursos para administrar seus projetos. “As associações estão muito carentes, mas muitas vezes, não procuram ou não sabem como procurar os seus direitos e onde eles estão. Por isso esta capacitação foi uma grande oportunidade para nós”, explicou.

A secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou o feedback positivo que recebeu dos alunos. “Estamos finalizando agora o segundo curso do programa “Liderança em Destaque”, quando nos integramos com os estudantes em uma troca de experiência incrível, trabalhando a comunicação assertiva. Estamos muito felizes com essa energia, com esse olhar positivo, com essa perseverança e nós vamos percorrer os outros 11 territórios, porque o primeiro nós já cumprimos.

O “Liderança em Destaque” é um programa que, de fato, vai transformar a vida das comunidades. O objetivo é que todos consigam elaborar projetos, acessando recursos para desenvolvê-los, tendo acesso às políticas públicas para melhorar suas vidas”, explicou a secretária.

Erika, gerente da Escola de Governo, comemorou o sucesso dos cursos. “Foi muito produtivo, prático e com muitas dinâmicas. Tenho certeza que todo mundo saiu daqui com uma bagagem de aprendizado bacana. Estamos nos despedindo com uma troca incrível com as lideranças, entendendo os seus clamores e as suas necessidades. Pela manhã tivemos a parte de formação e a tarde,

a orientação para que essas lideranças possam buscar os projetos, a captação de recursos. Foi um dia maravilhoso de muito trabalho, mas também de muito aprendizado”, concluiu.

O Liderança em Destaque é um programa proposto pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e com a Escola de Governo, que visa oferecer formação às lideranças das organizações da sociedade civil para ampliar a participação na construção das políticas públicas e fortalecer o diálogo institucional entre Governo e sociedade nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

O programa ofertará uma grade de nove cursos, desde “Elaboração de Projetos de Impacto Social” a “Oratória para Lideranças”, voltados para capacitar líderes de organizações da sociedade civil para atuarem de forma estratégica, ética e eficaz na gestão de suas instituições, promovendo ações coletivas e sustentáveis.

O projeto Diálogos pelo Piauí vai passar por todos os 12 territórios de desenvolvimento, entre os meses de abril e setembro. Além de Picos, o evento será realizado nas cidades de Piripiri, Floriano, Campo Maior, Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Paulistana, Valença e Teresina.

Por: Cristiana Nunes

 

Leia Também