As duas importantes ações são voltadas ao fortalecimento do Orçamento Participativo Digital (OPA).
Nesta sexta-feira (23) foi realizado o lançamento do CapacitIA no OPA, uma ação pioneira que une cidadania, inovação e tecnologia para fortalecer as organizações da sociedade civil que participam do Orçamento Participativo Digital (OPA). O evento foi promovido pelas Secretarias do Planejamento (SEPLAN) e das Relações Sociais (SERES) em parceria com a Inteligência Artificial (SIA), no auditório da Secretaria de Cultura.
Durante o evento, também foi lançado o Observatório do OPA, uma nova plataforma de transparência e acompanhamento das propostas enviadas pelas entidades participantes. A ferramenta ficará disponível no site da SEPLAN (seplan.pi.gov.br) e permitirá o monitoramento em tempo real do status das demandas, promovendo mais previsibilidade, participação cidadã e controle social sobre o processo.
Voltado para representantes de entidades dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, o CapacitIA terá uma programação prática com foco na autonomia digital e na capacitação para o uso de ferramentas tecnológicas. Os temas abordados incluem documentação institucional, fundamentos da inclusão digital, criação e uso de e-mail e aplicativos do dia a dia, introdução à inteligência artificial e combate às fake news, além de serviços digitais do governo e participação no OPA.
“Lançamos mais um momento importante do OPA. Esse momento aqui, atendemos as reivindicações das comunidades, das associações comunitárias, no que diz respeito à capacitação em IA, onde as associações, as lideranças vão receber informações e formações sobre inteligência artificial e letramento digital. Também nós apresentamos o Observatório, onde as lideranças vão poder ter acesso às informações e status das obras em tempo real. E por fim, anunciamos o Conselho Consultivo do OPA, esse conselho entre as associações comunitárias e o Governo do Estado para tratar das ações e de tudo que diz respeito ao nosso programa. É o melhor programa de participação popular, é o nosso Orçamento de Participativo Popular Digital do Governo do Estado do Piauí (OPA)”, destaca a secretária Núbia Lopes.
As inscrições para o CapacitIA estarão abertas entre os dias 23 a 30 de maio, pelo site do OPA (www.seplan.pi.gov.br/projetos/opa). A seleção das inscrições será realizada até o dia 13 de junho, data em que será divulgada a lista final dos participantes. O CapacitIA acontecerá nos meses de junho e agosto, com cronograma específico para cada município.
Fotos: Natalina Alves e Thiago Alves
Tags: OPA, participação social, seres