Piauí participa da abertura do Orçamento Participativo 2025 e dos dez anos de OP em São Luís

A edição deste ano tem caráter especial, marcando os 10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão.

O Governo do Maranhão deu início, nesta segunda-feira (16), ao ciclo de audiências públicas do Orçamento Participativo (OP) 2025, política pública que garante a participação popular na definição das prioridades para o orçamento estadual. A edição deste ano tem caráter especial, marcando os 10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão.

O evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados em contribuir para a construção democrática do orçamento estadual. Durante a programação, foi realizado o painel “10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão: conquistas e desafios”, que contou com as presenças de convidados de outros estados e de representante do Governo Federal, um momento de troca de experiências, escuta qualificada e reflexão coletiva sobre a trajetória do OP maranhense e seus impactos na garantia de direitos.

A secretária de Estado das Relações Sociais do Piauí, Núbia Lopes, e a diretora de Participação Social, Juciara Linhares, participaram do painel, onde, na oportunidade, a secretária Núbia Lopes apresentou as experiências exitosas do Orçamento Participativo do Piauí (OPA). O evento aconteceu no Auditório Paulo Freire, localizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

“Para nós foi uma honra participar deste momento, agradecemos ao Governo do Estado do Maranhão pelo convite para participar da discussão do Orçamento Participativo e dos dez anos do OP do Maranhão. Nós temos uma excelente experiência do nosso Piauí. Estivemos aqui para debatermos e para fortalecer as ações de políticas públicas para o Piauí e para Maranhão”, destacou a secretária Núbia Lopes.

A principal finalidade do encontro foi a priorização de propostas populares, a partir das demandas reunidas no ciclo do PPA Participativo 2024–2027. As pessoas presentes na audiência da Região Ilha do Maranhão puderam indicar até quatro propostas para votação final no portal PARTICIPA MA. A proposta mais votada será incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Outro destaque da audiência pública foi o lançamento da Revista OP 10 anos, publicação comemorativa sobre a construção do orçamento participativo maranhense. A revista foi apresentada ao público em dois momentos: uma introdução pela manhã, logo após o painel, e o lançamento oficial na abertura da audiência, no período da tarde.

Fotos: Natalina Alves

Tags: , ,

 

Leia Também