Emoção marca entrega de obras do OPA na Vila Irmã Dulce

O governador Rafael Fonteles fez a entrega das obras, juntamente com a secretária Núbia Lopes e demais autoridades, nesta terça (17).

Nesta terça-feira (17), foram inauguradas duas obras bastante esperadas pelos moradores da Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina. Escolhidas diretamente pelo voto popular por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA), a biblioteca e um centro esportivo vão trazer mais cultura, educação, esporte e lazer para a comunidade teresinense.

A Biblioteca Francisca Maria de Moura, localizada na Rua Pataxós, 230, foi eleita com 1.569 votos, proposta pela Associação Movimento Mais Amor da Grande Teresina. O espaço conta com sala de informática, sala multiuso e banheiros. Foram investidos mais de R$ 959 mil na construção.

Com um acervo de mais de 3 mil livros, a biblioteca vai transformar vidas, porque as crianças e adolescentes do bairro não tinham acesso à leitura. A liderança comunitária Neguinha, que atuou para trazer os equipamentos públicos, disse que as obras são um legado para as futuras gerações. “Estamos de coração feliz. A gente vê cada dia que a luta é válida. Deixar para os meus netos e os netos dos meus amigos. O que a gente não pôde ter para os nossos filhos, é a maior alegria para a gente”, disse a moradora emocionada.

“Ontem mesmo, as crianças vinham aqui e perguntavam se iam usar de graça. Então isso, para a gente, já foi um sinal da extrema importância que é essa obra, um instrumento de educação que vai transformar vidas”, disse Marina Moura, também representante da Associação Movimento Mais Amor.

“O OPA dá certo porque foi construído escutando as lideranças. Tudo construído com a união entre o Governo e a sociedade civil organizada. Por isso que temos esse programa exitoso e espetacular. Quero agradecer a todos da comunidade que acreditaram nas lideranças, que votaram, que se engajaram nas três edições. Foi muito simbólico a comunidade escolher a biblioteca, demonstrando que querem cultura, educação e transformação para as crianças e adolescentes. Isso ficou marcado para todos nós. Todos os anos vamos dar o nosso melhor para que a Vila Irmã Dulce tenha mais e mais obras e serviços através do OPA. Parabéns a todos e todas”, destacou a secretária Núbia Lopes.

“Aqui é a materialização de alguns dos sonhos escolhidos pela Vila Irmã Dulce. Veja que interessante, a própria comunidade escolhendo uma biblioteca, que é um espaço de transformação, educação e cultura”, celebrou o governador Rafael Fonteles.

Centro Esportivo Deputada Francisca Trindade

O Centro Esportivo Deputada Francisca Trindade, que funciona ao lado da biblioteca, passou por várias intervenções. Reivindicado pela Associação Juntos para Ajudar a Irmã Dulce e eleito com 1.092 votos, o local possui arquibancada, cobertura, iluminação, vestiários, tabelas de basquete, traves e equipamentos para vôlei. O investimento foi de R$ 315 mil.

Ildezia de Miranda Rocha Barbosa, presidente da Associação Juntos para Ajudar Irmã Dulce, afirmou que a quadra vai dar mais ocupação aos jovens. “Nós estamos tirando os adolescentes da ociosidade. Vai beneficiar a comunidade da região na realização das atividades esportivas locais”, comemorou a moradora.

Fotos: Gabriel Paulino

Tags: , ,

 

Leia Também