O evento é considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo.

Na noite dessa segunda-feira (23) a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, esteve presente na abertura da maior maratona estudantil de inovação do mundo: o Seduckathon 2025. O evento reúne 175 estudantes finalistas da rede estadual, em busca de aperfeiçoar projetos, numa competição que premia os vencedores com intercâmbio para seis países. O governador Rafael Fonteles, o secretário da Educação, Washington Bandeira, demais secretários estaduais e autoridades também estiveram presentes.

Nesta terça e quarta, 24 e 25 de junho, os alunos vão aperfeiçoar projetos que propõem soluções reais para desafios da rede pública e das comunidades onde vivem, com apoio de mentores especializados. Os projetos incluem plataformas, aplicativos e sites, envolvendo tecnologia, empreendedorismo e educação.
Um júri especializado vai julgar entre 35 equipes presentes e selecionar 22 vencedoras. Ao final da maratona, 130 alunos e 26 professores vencedores serão premiados com uma experiência internacional de intercâmbio educacional, em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. A cerimônia de premiação ocorre, na quarta-feira (25), às 17h.
O mega evento oferece oficinas práticas de empreendedorismo, tecnologia, inovação, palestras, competição de games e cosplay. Especialistas nacionais e internacionais ministram palestras, monitorias e mentorias.
O Seduckathon tem transformado as escolas estaduais em polos de inovação e tecnologia. A competição faz parte das muitas estratégias implementadas pela Seduc, para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O objetivo do governador Rafael é colocar o Piauí em primeiro no ranking nacional. No momento, o estado tem o melhor IDEB do Nordeste e o 4º do Brasil.











Fotos: Gabriel Paulino e Aline Raquel