Governo do Piauí lança BO Fácil, 1º serviço do Brasil para registros de ocorrências via WhatsApp

A ferramenta foi apresentada em solenidade no Espaço Piauí Gov Tech, nesta segunda (30).

A secretária, Núbia Lopes, participou nesta segunda-feira (30), do lançamento do primeiro serviço do Brasil de registro de boletim de ocorrência (BO) pelo WhatsApp, o BO Fácil. A plataforma permite ainda que o cidadão faça denúncias anônimas e até acione o número 190. A ferramenta foi apresentada em solenidade no Espaço Piauí Gov Tech, e contou com as presenças do governador Rafael Fonteles, do secretário de segurança, Chico Lucas, demais autoridades e a sociedade civil.

O BO Fácil vai agilizar a comunicação entre cidadãos e forças de segurança, combatendo a criminalidade e fortalecendo a transformação digital.

O número oficial do BO Fácil é 0800 086 0190. O serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.

Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.

Como acessar

O cidadão deve enviar mensagem de texto ou áudio pelo WhatsApp, no número 0800 086 0190, repassando as informações para a formalização do boletim de ocorrência, como descrição do fato, local, data, envolvidos e objetos relacionados. O sistema gera automaticamente o protocolo do BO em PDF, que é enviado pelo próprio WhatsApp. Em caso de denúncias, é garantido o sigilo do denunciante.

Embora o BO Fácil utilize IA, ele conta com a supervisão e validação de policiais capacitados. Por isso, a Polícia alerta que denúncias falsas serão de responsabilidade de quem as fizer.

Fotos: Natalina Alves e Gabriel Paulino

Tags: ,

 

Leia Também