OPA inaugura videoteca na Vila Bandeirantes III

A videoteca conta com estrutura moderna, composta por sala estúdio, sala de vídeo, acervo, oficinas, banheiros acessíveis, espaço para direção e apoio. 

No último sábado (16) o Governo do Estado do Piauí inaugurou a videoteca da Vila Bandeirantes III. A cerimônia foi realizada no Instituto Antônio Nonato, localizado na Praça Professor Pantaleão Carvalho, nº 19, na zona leste de Teresina. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), com o apoio da Seres Piauí.

A obra, orçada em R$ 641.618,92, foi viabilizada por meio do Orçamento Participativo (OPA) – programa que garante à população o poder de decidir sobre investimentos prioritários em suas comunidades.

A videoteca conta com estrutura moderna, composta por sala estúdio, sala de vídeo, acervo, oficinas, banheiros acessíveis, espaço para direção e apoio. O local será destinado à promoção da leitura, exibição de filmes, oficinas culturais e outras atividades educativas e artísticas, fortalecendo o acesso ao conhecimento e à cultura na região.

Segundo a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, a obra é um importante complexo de cultura. “Inauguramos a videoteca com espaço para fazer formação, para as lideranças se encontrarem e se articularem, e terem uma convivência comunitária. É um presente do nosso governador Rafael Fonteles para Teresina, através das associações que elegeram essa obra e esse espaço de cultura para viverem melhor em comunidade. É o OPA fazendo a diferença em Teresina!”, comemorou.

“Uma grande alegria receber essa obra importante do OPA. Uma ação que veio para fazer com que a comunidade se sinta mais gente, pois há mais de trinta anos nós não recebíamos uma obra desse porte. A comunidade será bastante beneficiada. Nós teremos um local para todos e todas se qualificarem, se aperfeiçoarem com cursos de qualificação profissional e de cultura. A periferia está se sentindo valorizada, e agradecemos muito ao Governo do Estado”, destaca o presidente do Instituto Antônio Nonato, José Roberto Leite.

“Estamos felizes com essa obra do OPA. Moro aqui há trinta e três anos e esse terreno era usado para jogarem lixo e, agora, o terreno está ocupado com um espaço que veio para trazer cultura e beneficiar todos os moradores”, disse a moradora do Vila Bandeirantes, Carmem.

Com a inauguração, moradores da Vila Bandeirantes III e bairros vizinhos passam a contar com um novo ponto de produção cultural, reafirmando o papel da cultura como ferramenta de transformação social.

Fotos: Natalina Alves

Tags: , ,

 

Leia Também