Seres prestigia abertura do I Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo do Piauí

O evento acontece dos dias 21 a 23 de agosto, com programação híbrida, permitindo a participação presencial e a transmissão das principais mesas e rodas de conversa pelo Canal Educação no YouTube.

Teresina recebeu a partir desta quinta-feira (21), mais de 600 pessoas entre lideranças comunitárias, pesquisadores, educadores, estudantes e representantes de movimentos sociais para participar do I Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo do Piauí, com o objetivo de fortalecer uma educação emancipadora, intercultural e enraizada nas realidades dos povos e comunidades tradicionais do estado e de outros territórios. A abertura aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

O evento, que acontece em vários espaços do campus da Universidade Federal na capital, até este sábado 23 de agosto, é uma parceria entre a instituição de ensino superior e a Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação.

“Um momento histórico, onde todas as comunidades tradicionais aqui do nosso estado estão aqui reunidas para escutarmos com muito respeito as reinvindicações e as inquietações dessas comunidades. Aqui, se garante de fato o direito à educação pública de qualidade para todos e todas. A população fala, o governador escuta e pede para os secretários transformarem as ações em políticas públicas. Esse congresso com certeza será um marco na história do Piauí e do Brasil, pois juntos, conseguimos construir e executar políticas públicas assertivas para garantir a dignidade do nosso povo”, disse a secretária Núbia Lopes em seu discurso na abertura.

O congresso também visa fortalecer a educação diferenciada e territorialidade, promover o diálogo entre lideranças, pesquisadores e educadores, valorizar identidades coletivas e expressões culturais, estimular redes de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a formulação de políticas públicas que assegurem os direitos educacionais das comunidades indígenas, quilombolas e camponesas do Piauí.

A ação também inclui feira intercultural, mostra de documentários, apresentações culturais e espaços de convivência que dão visibilidade à riqueza dos saberes ancestrais e à resistência histórica desses povos. Com atividades distribuídas no Cine Teatro, no Espaço Rosa dos Ventos, no Centro de Ciências da Educação, além do Centro de Ciências Humanas e Letras, a programação também acontece de forma híbrida, permitindo a participação presencial e a transmissão das principais mesas e rodas de conversa pelo Canal Educação no YouTube.

Fotos: Geirlys Silva e Aline Raquel

Tags: ,

 

Leia Também