O curso foi conduzido por defensoras públicas e profissionais convidadas, que compartilharam conhecimento sobre o Sistema de Justiça e a efetivação de direitos.

A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, prestigiou nesta quinta-feira (12) a formatura da 6ª Turma do Curso Defensoras Populares, realizada no auditório Esperança Garcia. A cerimônia foi realizada pela Defensoria Pública do Piauí e contou com as presenças da defensora pública Carla Yáscar e a da ex-governadora Regina Sousa.
O projeto tem como objetivo formar e capacitar lideranças femininas em direitos humanos, oferecendo ferramentas para que atuem como agentes multiplicadoras em suas comunidades. Os módulos foram conduzidos por defensoras públicas e profissionais convidadas, que compartilharam conhecimento sobre o Sistema de Justiça e a efetivação de direitos.

O curso contou com a participação efetiva do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria e da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi), que foi responsável pela certificação.
A edição de 2025 foi realizada de forma 100% remota, por meio da plataforma Teams. Ao todo, foram 8 módulos, iniciando no dia 20 de setembro, abordando temas como Mediação e Conciliação de Conflitos, Gênero, Lei Maria da Penha, noções constitucionais, ações afirmativas, direitos das consumidoras, garantias penais, entre outros.
Nesta edição, as concludentes homenagearam a delegada Nathália Figueiredo, especialista em feminicídio, escolhendo seu nome para identificar a turma. Mais de 250 mulheres receberam certificação emitida pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), reforçando o compromisso institucional com a formação cidadã, o empoderamento feminino e o fortalecimento das lideranças comunitárias em direitos humanos.














Fotos: Natalina Alves