Secretaria de Relações Sociais participa de abertura da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, prestigiou a abertura da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, na manhã desta quinta-feira (26). O evento segue durante todo o dia 26 e 27 de outubro e é promovido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – Sasc e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea-PI.

Elizabeta Recine, presidente do Consea Nacional, ressaltou que a conferência do Piauí tem um significado especial “porque o Conselho do Piauí estava desestruturado, não faz muito tempo, e hoje aqui há uma participação importante de toda a diversidade da sociedade civil do Estado do Piauí e as conferências municipais aconteceram, o que dá a força desse movimento. Estou muito honrada de participar e tenho certeza que vai ser uma ótima conferência, tanto para refletir o Piauí como para contribuir com a Conferência Nacional”, explicou.

A presidente estadual do Consea, Norma Sueli Alberto, enfatizou a alegria de poder estar retomando a atividade de realizar a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “Já estávamos há anos com o Consea-PI desativado, completamente desmobilizados no estado e o evento mostrou a força e a importância dessa pauta que reúne pessoas das diversas esferas: municipal, estadual e nacional e uma série de atores e atrizes sociais muito estratégicos para revitalizarmos o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito do Piauí. Hoje temos um motivo de comemoração, mas também de reflexão de como é que está a nossa situação de segurança alimentar e nutricional no estado e ainda vamos apontar propostas para o Governo implementar para enfrentarmos a fome e as diversas formas de má nutrição”.

O evento também celebra os 20 anos do Consea-PI e a secretária da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Regina Souza, relatou a importância de retomar as atividades do Conselho depois de alguns anos paradas. “Tudo foi desconstruído, por isso o Brasil entrou no Mapa da Fome novamente. Estamos nos esforçando para esta retomada e as conferências são necessárias para fazer um novo programa, com outras realidades. São muitas ações, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA foi reativado, foram retomadas as transferências de renda, valorizando não só o valor fixo, mas às famílias pela composição da renda familiar. Tudo isso com a intenção de tirar o Brasil da fome. Já saímos do mapa mundial da fome uma vez e vamos conseguir sair de novo”, declarou.

A secretária Núbia Lopes destacou a importância do Consea. “Os conselhos são espaços que congregam uma variedade de representantes da sociedade civil, com o propósito de deliberar e oferecer diretrizes em relação a diversas questões. São uma ferramenta destinada a assegurar a participação ativa da população na administração pública. O Consea-PI desempenha um papel fundamental na supervisão e execução de políticas voltadas para a produção de alimentos saudáveis e na luta contra a fome e a desnutrição. Com a reativação estamos juntos novamente contra a fome no nosso Estado”, concluiu.