Seres debate racismo estrutural e as ações do Estado

A secretaria de Relações Sociais (Seres) recebeu equipe da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro/Sasc), na terça-feira (05), para uma palestra sobre racismo institucional com o tema: “Piauí sem racismo e antirracista: conhecer para enfrentar”. Debater e enfrentar as consequências do racismo na nossa sociedade é uma pauta essencial num estado formado por comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, indígenas, entre outras.

O encontro promoveu uma discussão sobre o racismo e também sobre a missão do Estado em instituir políticas públicas e ações que eliminem as práticas discriminatórias do ambiente institucional e da estrutura da sociedade. Segundo Ana Lúcia, gerente da Seres, é preciso iniciar o processo antirracista nas instituições governamentais.

“Abolir o racismo é de importância fundamental e para que a que a gente possa, enquanto equipe, se empenhar nisso, precisamos dessa reflexão. Eu costumo dizer que o nosso material de trabalho, aqui na Seres, são as relações institucionais entre as organizações sociais, sindicatos, comunidades. Nós podemos ser um vetor muito importante, talvez um dos mais expressivos dentro dessa estratégia, dessa ação de governo, para apontar caminhos antirracistas no processo, na sociedade como um todo”,  destacou Ana Lúcia.

Assunção Aguiar, superintendente da Suipro, pediu que todos suscitassem esse debate e o acolhessem como compromisso coletivo. “O nosso papel é não deixar ninguém para trás, por isso estamos sempre ali puxando o outro. Deixo um desafio para todos, a necessidade desse diálogo, pois eu não quero fazê-lo sozinha”.

A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou o empenho da Seres como multiplicadora desta ação de governo, contribuindo, cada vez mais, na interlocução com a sociedade organizada. “Nossa missão é dialogar com as diversas organizações sociais e levar, a cada uma delas, essa ação de governo de exterminar as práticas racistas e discriminatórias das instituições”, concluiu.

Tags: ,