As secretarias das Relações Sociais (Seres) e do Planejamento (Seplan) realizaram nesta sexta-feira (26), em Floriano, reunião com lideranças comunitárias e representantes de bairros para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) de 2024, que será implementado no município este ano.
O OPA é o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano será expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou a gestão integrada entre o governo e a população através do OPA. “O OPA tem essa diretriz de ajudar na mobilização das comunidades de bairros, especialmente àqueles bairros mais carentes, e proporciona a oportunidade de obras de infraestrutura, calçamento, asfalto, quadra de esporte, academias populares, brinquedos na praça, espaços de lazer, e aí a população define a sua prioridade. Nós, gestores, analisamos a viabilidade técnica e adequação das obras a serem realizadas com investimento público do governo estadual”, explicou.
Através do OPA, a comunidade é capaz de eleger suas prioridades para o bairro, participando diretamente na escolha das obras a serem executadas no local. É um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público como a população.
O representante da Associação dos Moradores do Bairro Curador, Roberto Barros, disse que através do OPA o povo vai ser escutado. “O Governo está abrindo portas para nos ouvir, para acatar os lamentos, o sofrimento do povo que tanto espera. Agora chegou a hora e o governador veio com esse projeto inovador. Ele está pedindo para a gente escolher o que é importante. E aí, de forma democrática, vamos ter o direito de votar para escolher e depois dizer que aquela obra que chegou na sua cidade, fomos nós que pedimos”, destacou Roberto.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou os benefícios trazidos pelas ações do OPA para as comunidades. “É um programa que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão, que pode elencar e votar nas obras mais representativas para o seu bairro, em diversas áreas: lazer, saneamento básico, esporte, mobilidade, segurança, educação, entre outras. Começando 2024 e já estamos aqui, fazendo a sensibilização com as comunidades e as associações comunitárias em Floriano, quando cada associação poderá trazer até três propostas, discutindo com os moradores o que realmente precisam, depois disso, num processo de votação, as que ganham mais votos são executadas pelo governo, dentro de um investimento de R$ 5 milhões”, concluiu.
Tags: OPA, participação social, seres