A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, representou o governador Rafael Fonteles no lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, na manhã desta quinta-feira (15). Esse ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
A Campanha da Fraternidade existe desde 1964 e este ano celebra os 60 anos de mobilização em todo o Brasil. O tema de 2024 é inspirado no documento Fratelli Tutti – encíclica do Papa Francisco em que o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para a construção de um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.
Segundo a secretária Núbia Lopes, o tema da Campanha deste ano faz uma reflexão para que o cristão se torne cada vez mais irmanado no amor de Jesus, para que possa trabalhar além das famílias, dos amigos e da comunidade, levando a mensagem de amor ao próximo, de amizade e de solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Vamos propagar e praticar, transformar e divulgar, não apenas neste período da quaresma, mas em todo o ano de 2024. Que possamos refletir sobre o tema e praticar a amizade social, que é o que Jesus Cristo nos ensinou, a amar ao próximo. Então, irmanados nessa campanha, vamos abraçá-la e vamos trabalhar para que as pessoas compreendam que o amor é o mais importante”, destacou.
Dom Juarez, Arcebispo de Teresina, ressaltou a conversão pessoal e comunitária. “O ideal cristão é a inclusão, a cooperação e a comunhão, e não a indiferença, não o abate, não a eliminação”, destacou.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe que durante a quaresma seja feita a conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, além de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que têm marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Tags: participação social, seres