Seres e MDS realizam Encontro com Povos Indígenas do Piauí

A secretaria das Relações Sociais (Seres), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e com a secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou neste sábado (18.05), no auditório da secretaria da Cultura (Secult), o Encontro com Povos Indígenas do Piauí. A reunião, marcada pelo diálogo sobre Proteção Social no Território, contou com representantes do Governo Federal, do Governo Estadual e de dez municípios em que há comunidades indígenas.

O ministro do MDS, Wellington Dias, ressaltou que o governo do presidente Lula está comprometido em trabalhar em conjunto com a população, por meio de uma escuta atenta. “Os povos indígenas têm tradições que precisam ser respeitadas e nós não podemos fazer nada para eles sem dialogar diretamente com eles. É isso o que estamos fazendo aqui”, afirmou.

“Em nosso planejamento estamos olhando para realidade de cada comunidade aqui no Piauí, integrando municípios, estado e Governo Federal. Juntos, ministério dos Povos Indígenas, Saúde, Funai e o nosso MDS, que coordena a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, estão dando um passo a mais”, acrescentou o ministro. “A gente vai fazer um plano para curto, médio e longo prazo, levando em conta a necessidade de evoluir na educação para os povos indígenas, na expectativa e qualidade de vida, na renda. Ou seja, alcançar o que todo brasileiro tem direito”, concluiu.

“Nós somos os povos que sempre tiveram vozes e nunca foram ouvidos”, disse Aliã Wamiri, do povo Guajajara, agradecendo a presença e escuta dos representantes públicos. “Na nossa aldeia, reivindicamos demarcação. Nós somos povos urbanos, fomos expulsos dos nossos territórios. As condições de moradia nas cidades são muito difíceis e passamos por situações de vulnerabilidade alimentar”, explicou. Segundo a arte educadora, há ainda outras reivindicações. “A gente quer falar também sobre educação. A educação é que traz a saúde, a cultura, a infraestrutura. E não existe educação sem território”, destacou.

Núbia Lopes, secretária das Relações Sociais, enfatizou o trabalho integrado. “Viemos atender ao chamado do MDS e, em nome do governador Rafael Fonteles, dizer que estamos juntos nesse grupo de trabalho intersetorial, que une Governo Federal, Estadual e os municípios onde temos a presença dos povos originários. A tarefa está dada e estamos aqui para cumprir esta parceria”, finalizou.

Ao final do evento, o Ministro Wellington Dias recebeu o documento com as reivindicações de todas as comunidades indígenas do estado. Participaram do encontro lideranças dos povos indígenas do Piauí, além de representantes dos ministérios da Saúde e dos Povos Indígenas, além de gestores do estado e de municípios.

Tags: ,