Governador inaugura obras do OPA em Parnaíba

A secretária Núbia Lopes e equipe técnica da Secretaria das Relações Sociais (Seres) acompanharam o governador Rafael Fonteles em inauguração de obras do Orçamento Participativo – OPA, nesta segunda-feira (27), em Parnaíba.

A primeira inauguração foi no bairro Catanduvas. São 990 metros de pavimentação das Ruas Francisco Fontenele e Isabel Elisa de Araújo. Em seguida, a pavimentação de 1,872 km de asfalto na Avenida Gilberto Pereira de Sousa, na localidade Portinho.

A presidente da Associação dos Amigos do Portinho, Ângela, agradeceu a entrega da obra para a sua comunidade. “Foram 20 anos de luta e, às vezes, a gente pensa que ainda está sonhando, quando olha e vê o sonho realizado. Agradeço imensamente ao OPA e peço também a vocês que acreditem, porque se a gente sonha, tem fé, a gente consegue”, destacou.

A Rua Osvaldo Cruz também foi inaugurada dentro deste pacote de obras do OPA, que recebeu investimentos de R$ 2.297.004,86, com intervenções que incluíram reparo da pavimentação em paralelepípedo, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e sinalização de ruas.

A secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou a importância das obras às comunidades. “Mais um dia de entrega do Orçamento Participativo Popular Digital do Governo do Estado. Hoje, nós tivemos a oportunidade de entregar mais três grandes obras para a população. Estamos cumprindo todas as etapas, inclusive antecipando prazos. São 21 obras ao todo e quatro já foram entregues”, disse.

Para a secretária, o OPA empodera as comunidades.  “Eu sempre digo que quando o OPA entra no município, numa cidade, o governador entra direto na casa das pessoas, ele vai perceber realmente qual a necessidade que essas pessoas, de forma coletiva, têm”.

Ainda durante esta visita do governador, a comitiva do Governo do Piauí visitou as obras de revitalização e construção do Parque Ambiental da Lagoa do Portinho, executadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) com investimentos de R$ 6 milhões. O projeto de revitalização contempla a construção do Parque Ambiental e de um Centro de Apoio à Educação e Preservação do Meio Ambiente.

E, seguindo a agenda em Parnaíba, o governador inaugurou a sede do 27º Batalhão da Polícia Militar, obra que recebeu recursos de R$ 313.239,71. O BPM passou por reforma geral e recebeu alojamentos masculinos e femininos, equipados com banheiros, copa e área de convivência, além de um estacionamento para as viaturas. Ainda na pauta da segurança pública, Rafael Fonteles fez uma visita técnica às obras do Complexo de Delegacias Seccionais de Parnaíba.

Para finalizar a viagem do governador à Parnaíba, foi realizada a solenidade de entrega de mais de 100 registros de imóveis aos moradores do Conjunto Joaz de Souza pelo Programa de Regularização Urbana Específica (ProUrbe), da Secretaria da Administração.

O governador Rafael Fonteles, confirmou que a meta é chegar com a regularização nos 224 municípios do Piauí. Só em Parnaíba, segundo ele, serão regularizados 10 mil imóveis. “Isso gera, além de dignidade para esse povo todo, desenvolvimento econômico, porque eles são exatamente os imóveis, que são as garantias para os financiamentos. Então você gera mais crédito, você gera mais economia, mais emprego, mais renda”, explicou.

Além disso, foi feita a liberação de crédito para empreendedores urbanos e produtores rurais, através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi). Ao todo, são 20 pessoas beneficiadas com crédito no valor total de R$ 610.664,18.