A secretária das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, participou da abertura do I Seminário Piauiense de Fortalecimento do Terceiro Setor, na manhã desta sexta-feira (02), no auditório da OAB-PI. O evento é promovido pela Fundação Diógenes Quaresma e tem o objetivo de capacitar as organizações da sociedade civil do Piauí e habilitá-las a formalizar, captar, fiscalizar e promover a sustentabilidade.
A Seres apoiou o evento com a mobilização das associações, sindicatos e movimentos sociais do estado. O público-alvo foram os profissionais contábeis, advogados e captadores de recursos das organizações da sociedade civil.
O Seminário também vai capacitar os participantes para o fortalecimento da transparência e da prestação de contas, aprimoramento dos mecanismos de fiscalização e do controle, além de apoio à sustentabilidade das organizações. As palestras seguem durante toda a tarde de hoje.
A secretária Núbia Lopes destacou que o evento é uma janela de oportunidade para as organizações da sociedade civil. “O Governo do Estado apoia este evento pela sua importância para a capacitação e qualificação daqueles que fazem a participação social no estado do Piauí, para que acessem, executem projetos e conquistem a autonomia das suas instituições e, assim, melhorem as condições de vida das comunidades”, afirmou.
O secretário Nacional de Participação Social, da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões, ressaltou que a participação social é essencial para a democracia e que o controle social é uma obrigação de qualquer Estado democrático. “Exercer esse processo de transparência, de monitoramento, de controle social é uma das prioridades do atual governo. O fortalecimento da democracia implica em um fortalecimento autônomo da sociedade civil para exercer as suas funções”, finalizou.
O evento também conta com a participação da secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, de Jorge Ivan (auditor e representante da Fundação Diogenes Quaresma), Álvaro Mota (advogado e Procurador do Estado), Aderson Luz (Superintendente da Associação Reabilitar), Riedel Reinaldo (especialista em projetos), Halifas Quaresma (especialista em captação de recursos), Luciana Tsukada (especialista em startup- Investe Piauí), Raimundo Nonato (captador de recursos internacionais), Lia Passos (advogada especialista em licitações), Vítor Rodrigues (Coordenador na Contraladoria Geral do Estado- Sefaz/CGE), Hamon Stelitano (auditor governamental), Ric Dias (contador e analista do Tesouro Estadual), Emílio Passos (auditor TCU) e Ramon Patrese (auditor TCE-PI).
Tags: participação social, seres