Governo federal promove debate sobre a Caatinga em Teresina

Um debate sobre a política climática brasileira será realizado em Teresina, nesta sexta-feira, dia 02, com a presença dos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Teresina. O governo federal escolheu os biomas brasileiros para promover as discussões sobre emergência climática.

As autoridades federais foram recebidas pelo governador Rafael Fonteles, pela secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, entre outros gestores, que participarão das discussões sobre a Caatinga, contribuindo com a exposição das riquezas e dos desafios do Piauí nesse bioma. São esperados representantes de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil, lideranças locais, ativistas e moradores de várias regiões do estado durante a plenária.


Secretário Nacional de Participação Social da secretarial geral da Presidência da República, Renato Simões e secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes

Foram programados debates no Sistema Costeiro-Marinho (que reúne vários biomas), na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal, na Mata Atlântica e no Pampa. As visitas começam pelo Sistema Costeiro-Marinho nesta quinta-feira. Após Teresina (PI), serão realizados encontros em Macapá (PA), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), terminando em Porto Alegre (RS) no dia 15 de agosto.

Esta é mais uma etapa do processo de participação social no Plano Clima que foi lançado em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo está fazendo consultas diretas à população e debates com especialistas em meio ambiente, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas, movimentos sociais e sindicais, em todas as etapas de elaboração do texto.

O Plano Clima Participativo será o guia da política climática brasileira até 2035. O desenho das políticas públicas para o enfrentamento às mudanças climáticas segue uma marca do governo federal, a transversalidade. São 22 ministérios envolvidos.

Tags: ,

 

Leia Também