Na quarta-feira (25), a secretaria das Relações Sociais – Seres – promoveu a reunião quadrimestral do Fórum Estadual Interconselhos, no auditório do Clube dos Diários. O Fórum foi instituído através da Lei nº 7.357, de 03 de fevereiro de 2020, art. 2º, inciso VII, e constitui-se como mecanismo para o diálogo entre representantes dos conselhos no intuito de acompanhar as políticas públicas e os programas governamentais, formulando recomendações para aprimorar sua intersetorialidade e transversalidade.
A reunião contou com a participação de uma ampla representatividade de conselheiros e conselheiras dos conselhos de políticas públicas estaduais. “Foi um momento importante porque nós pudemos fazer um alinhamento entre a proposta que foi desenhada para o Fórum Interconselho Nacional junto agora com a proposta de reorganização do nosso Fórum Estadual. Tivemos ricas contribuições e aproximação constante com a equipe do governo federal, que está sempre nos apoiando nesse aprimoramento e fortalecimento da participação social em âmbito estadual”, explicou Juciara Linhares, diretora de Participação Social da Seres.
Para a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, é importante reafirmar o alinhamento do governo do presidente Lula com o governo Rafael Fonteles. “A política de participação social está acontecendo, de fato, com esse apoio aos conselhos de políticas públicas, com esse constante diálogo, buscando cada vez mais fazer com que a gestão se torne democrática. É essa a missão da nossa secretaria das Relações Sociais. Então, nós queremos agradecer a cada conselheira e conselheiro que contribuiu com o dia de hoje e vamos trabalhar para acompanhar, dentro da proposta de orçamento para o próximo ano, o que está sendo destinado para a efetivação das políticas públicas que esses conselhos representam”, destacou.
O encontro foi coordenado pela diretora de Participação Social, Juciara Linhares, e teve as participações da secretária Núbia Lopes e do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet (de forma virtual). Além das presenças de representantes Consea-PI, Obra Kolping, UBM-PI, CEDDM-PI, ABESPA, Semarh-PI, Coordenadoria do Conselho de Cultura, CEDDH-PI, Conede-PI, CEDCA-PI, Diretoria de Polícia Comunitária-SSP PI, CEDIPI, DPE-PI, Conselho de Turismo-Setur PI, CES-PI, ADH-PI, CNS, CONEDE-PI e CEDJUV-PI.
Tags: participação social, seres