Secretária Núbia Lopes participa da abertura do Brazil Energy Conference

O evento tem o propósito de discutir o desenvolvimento sustentável com foco nas energias renováveis.

Nesta quarta-feira (4) foi realizada a solenidade de abertura Brazil Energy Conference 2025, que acontece até este sábado (07),  no Centro de Convenções de Teresina, com o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável com foco nas energias renováveis. Na abertura, foi realizado o painel Magno com o tema “Futuro do Mercado Global de Energia Renovável: tendências, integração, competitividade internacional e desenvolvimento social”, o debate foi mediado pela jornalista Giuliana Morrone, com participação de representantes de empresas conceituadas no setor.

Líder brasileiro na produção de energia limpa, o Piauí vem se consolidando internacionalmente com a atração de investimento estrangeiro. Durante a abertura da conferência, o governador Rafael Fonteles destacou que o governo vem buscando provocar desenvolvimento sustentável junto com a geração de oportunidades para a população. “O Piauí, cada vez mais, tem se posicionado como um protagonista na transição energética e há uma convicção por parte do governo de que a transição energética é um grande vetor ou uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para o Nordeste, para o Piauí em especial”, afirmou o governador.

Os investimentos e o esforço do governo do estado com a transição energética limpa passa diretamente pelo foco na melhoria da qualidade de vida da população. A indústria da energia carrega consigo, segundo o governador Rafael Fonteles, a necessidade de qualificação de mão de obra especializada e a consequente geração de emprego e renda. Por isso, estão sendo ampliados os horizontes na educação.

O governador destacou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às comunidades tradicionais para que elas possam melhorar sua qualidade de vida a partir dos investimentos externos que estão sendo feitos. Ele citou como exemplo os pescadores do litoral piauiense que terão oportunidade de ser inseridos na cadeia da indústria pesqueira com a construção do terminal em Luis Correia. “O Estado tem que estar próximo desses projetos do setor produtivo para entender com bastante antecedência o que vai acontecer, quais os impactos, para a gente tomar medidas preventivas e não prejudicar em hipótese alguma as comunidades ao redor desses grandes projetos de energia, de mineração, de logística, de agronegócio”, afirma.

A programação completa da Brazil Energy Conference e outras informações estão disponíveis no site oficial: www.brazilenergyconference.com.

Fotos: Natalina Alves e Gabriel Paulino

 

Leia Também