Diálogos pelo Piauí: “Liderança em Destaque” leva capacitações para fortalecer políticas públicas em Paulistana

O programa contribui com importantes ações de capacitação e diálogo diretamente com as comunidades, através de cursos e oficinas que abordam temas relevantes para as lideranças locais. 

Nesta quinta-feira (10) teve início a 5ª edição do projeto Diálogos pelo Piauí, desta vez, na cidade de Paulistana, no Território Chapada do Vale do Itaim. Um dos destaques da programação, que acontece de 10 a 12 de julho, é a realização do programa “Liderança em Destaque”, que é desenvolvido pela Seres em parceria com a Sead, através da Escola de Governo, levando oficinas de capacitação que visam fortalecer as lideranças locais, ampliar o acesso a políticas públicas e promover a formação cidadã em todo o território.

As formações foram realizadas na sede do IFPI de Paulistana. Pela manhã, foi realizada a oficina “Capacitação para concorrer a editais públicos”, que teve como objetivo orientar lideranças comunitárias, sindicais e representantes de povos tradicionais sobre os caminhos para acessar recursos públicos. Já na parte da tarde, foi realizado o curso “Técnicas em Comunicação Assertiva”, também destinado para lideranças sindicais, comunitárias, povos de terreiros, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas.

O diretor de Relações Sindicais da Seres, Josivaldo Martins, destacou a importância do programa. “Aqui, hoje, nós tivemos pela manhã o curso de “Como acessar a editais públicos”, esse curso é voltado para as lideranças das organizações da sociedade civil, exatamente para potencializar para que eles possam acessar recursos públicos através da boa elaboração de editais. Tivemos uma participação muito forte de lideranças do movimento negro, das comunidades tradicionais quilombolas. Tivemos também a participação de agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, lideranças juvenis, sindicato rural, sindicatos urbanos, sindicatos dos servidores públicos de Acauã, representantes do MPA, associações comunitárias e associações de mulheres. E, agora a tarde, com o curso de “Técnicas assertivas em comunicação”, que lotou a sala de aula, com uma excelente participação popular. Importante dizer que o programa está sendo bem recebido pelas comunidades, pelas associações e pelas organizações da sociedade civil. Então, para nós, é uma alegria muito grande saber que a Seres, através do Programa de Liderança em Destaque, está cumprindo essa tarefa tão importante”, disse o diretor.

Diretor Josivaldo Martins

“Ministramos a oficina de como acessar a editais públicos, onde capacitamos as lideranças para que eles consigam organizar a documentação, para que consigam compreender como fazer a leitura e a proposição de projetos que possam contemplar as propostas das suas comunidades aqui do Vale do Itaim”, enfatizou a professora Luciana, da Escola de Governo.

Jacirene Sousa, conselheira tutelar de Jacobina do Piauí, participou da oficina de comunicação assertiva e ressaltou a importância da formação para o exercício da função. “Esses cursos são fundamentais para que possamos nos comunicar melhor e levar informações de qualidade à nossa população. Toda a equipe do conselho tutelar do nosso município esteve presente porque viemos buscar conhecimento e nos fortalecer como grupo de trabalho”, afirmou.



Jacirene Sousa/Foto: Francisco Gilásio

A presidente da Coovita (Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale do Itaim), Susana Coelho, também integrou as atividades, participando da formação sobre editais públicos. “A expectativa é entender melhor como acessar esses editais e aplicar esse conhecimento na cooperativa. Isso pode ajudar a melhorar a renda dos produtores e dar mais estrutura aos nossos projetos”, avaliou.



Susana Coelho/Foto: Francisco Gilásio

Confira a programação completa do Diálogos pelo Piauí em Paulistana:

  • Capacitações Setoriais

10/07 (quinta-feira)Turno da manhã e da tarde no Campus do IFPI
Oficinas voltadas à qualificação de agentes públicos, lideranças comunitárias e profissionais locais.

  • Feira de Serviços

11/07 (sexta-feira)Das 8h às 17h na Praça Padre João Pedro
Atendimentos gratuitos à população com serviços de cidadania, saúde, orientação e capacitação.

  • Oficinas Técnicas de Revisão do PPA 2024–2027

11/07 (sexta-feira)Das 13h às 18h no Campus do IFPI
Debates técnicos sobre as prioridades do Território para os próximos anos.

  • Plenária com o Governador Rafael Fonteles

12/07 (sábado)10h30 no Campus do IFPI
Apresentação das propostas debatidas e momento de escuta direta entre governo e população.

Com informações do repórter Bruno Pinheiro/CCOM

Tags: ,

 

Leia Também