Núbia Lopes participa da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

Na oportunidade, a secretária representou o governador Rafael Fonteles no evento que aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, em Bom Jesus do Gurgueia.

Com o tema: “Ecologia Integral a serviço da vida” e o lema: “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl 67,10), foi realizada neste fim de semana a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. O evento religioso foi promovido pela Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, em parceria com a Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, que reúne dezenas de pastorais, movimentos e serviços da Igreja Católica no Piauí comprometidos com as questões sociais, e reuniu cerca de 5 mil romeiros para reforçar a luta pelos direitos dos pobres e por preservação ambiental.

Os oito bispos do Piauí estiveram presentes, juntamente com autoridades públicas do Município e do Estado do Piauí, além de representações de diversos órgãos e entidades comprometidos com a causa do meio ambiente. As principais motivações da romaria são os 10 anos da Encíclica Laudato-Si, na qual o Papa Francisco aborda a problemática ecológica e social e faz um apelo para os cuidados com a nossa casa comum, e a Campanha da Fraternidade 2025, que neste ano tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral.

A secretária, Núbia Lopes, e equipes da Seres estiveram presentes nos dois dia do encontro. Durante a coletiva de imprensa e na plenária, a gestora representou o governador Rafael Fonteles. “Estamos trazendo a mensagem do governador Rafael Fonteles, do compromisso que ele tem com o povo do Piauí, em especial, com as pessoas que mais precisam. Como ele costuma dizer, é trazer desenvolvimento para o nosso estado, mas sempre incluir o nosso povo nesse desenvolvimento. É esse o trabalho que ele realiza e está no plano de governo dele. Aqui na Romaria da Terra e da Água nós encontramos uma parceria importante com a sociedade civil organizada, porque compreendemos que o tema é amplo e precisa de várias mãos, de várias parcerias: sociedade civil, poder público, as igrejas. Para seguirmos a missão de cuidar dos que mais precisam, nos articulando, dialogando, construindo estratégias e soluções para os problemas”, destacou a secretária.

Além dos debates sobre diversos temas sociais, a romaria também teve espaços e momentos para celebrações como a Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia, explicou que se reportar ao tema da ecologia, ou às questões sociais, ao contrário do que equivocadamente pensam muitos, é sim, assunto religioso e missão do cristão: “Deus é o criador, nós e toda a natureza somos obra de suas mãos. Ele nos criou, colocou o homem e a mulher como cuidadores do Paraíso, ou seja, para desfrutar da natureza, cultivar e cuidar do mundo e preservá-lo como um pomar, uma horta, um jardim. O Cristão deve ser, ainda mais, consciente desta missão, pois, em Cristo, o homem e toda a natureza foram redimidos. Portanto, dentro do papel que cada um exercemos na sociedade, devemos nos empenhar no cuidado da criação, do nosso Planeta e Casa Comum, com grande gratidão e responsabilidade.”, disse.

Histórico da Romaria da Terra e da Água no Piauí

A primeira Romaria do Piauí aconteceu em 09 de outubro de 1988, na cidade de Oeiras com o tema: “Terra, Água, Justiça: clamor dos pobres”. Nesses 37 anos, já foram realizadas 15 romarias passando pelos municípios de Oeiras, Teresina, São Raimundo Nonato, Barras, Bom Jesus, Esperantina, Picos, União, Uruçuí, Campo Maior, Paulistana e Piripiri. Realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2022, a última edição das romarias aconteceu em Piripiri com o tema “Terra e Água: direitos sagrados” e lema: “Deus deu a terra a seus filhos” (Sl 115,16).

Fotos: Natalina Alves

Tags: ,

 

Leia Também