A Seres levou as capacitações do programa “Liderança em Destaque” para as lideranças do munícipio, além do stand de acolhimento aos movimentos sociais e a presença na plenária com o governador Rafael Fonteles.

O Diálogos pelo Piauí chegou, na sua sexta edição, ao município de São Raimundo Nonato. Entre quinta-feira (31) e sábado (02), a população de todo o território Serra da Capivara teve acesso à programação do evento, iniciativa do Governo do Estado que busca descentralizar a oferta de serviços públicos e fomentar a participação popular na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
A Seres Piauí levou o programa “Liderança em Destaque”, com os cursos de “Capacitação para concorrer a editais públicos” e “Técnicas de Comunicação Assertiva”, destinados para lideranças sindicais, comunitárias, povos de terreiros, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas. As formações aconteceram na sede do IFPI.








A secretária Núbia Lopes e equipe da Seres também estiveram presentes com o stand de atendimento aos movimentos sociais na Feira de Serviços, que funcionou na Praça do Gavião, na sexta-feira (1º). Diversos órgãos que compõem a gestão estadual levaram, ao todo, 73 tipos de serviços, como atendimento voltado à regularização fundiária, linhas de crédito disponíveis para microempreendedores, Defensoria Itinerante em Ação, oficinas de leitura e rodinhas de conversa para crianças, corte de cabelo, limpeza de pele, esmaltação de unhas e penteado afro, emissão de documentos, testagem rápida em saúde e vacinação, Carretinha da Saúde, distribuição de mudas e a Quitanda da Agricultura Familiar, espaço aberto para que produtores da região possam comercializar seus produtos.







Um número recorde de participantes também se reuniram nas Oficinas Técnicas de Revisão do Plano Plurianual 2024–2027. Ao todo, 757 pessoas se inscreveram nas oficinas, entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, para discutir prioridades e propostas voltadas ao desenvolvimento da região. As propostas prioritárias foram escolhidas e levadas à plenária com o governador Rafael Fonteles o sábado (2).
“A população está contribuindo para o desenvolvimento do seu território. Os participantes estiveram nas oficinas analisando o que o Governo do Estado já realizou, o que já está no planejamento e encaminhado, e tendo a oportunidade de dizer o que falta nesse território, pensando no desenvolvimento com distribuição de renda sem deixar ninguém para trás. Esse foi o momento da contribuição, onde, em cada eixo, foram eleitas as propostas”, destacou Núbia Lopes.
O evento encerrou com a plenária com governador Rafael Fonteles com as presenças dos prefeitos e prefeitas do Território da Serra da Capivara, secretários, demais autoridades, lideranças políticas e a sociedade civil.
















Fotos: Gabriel Paulino e Natalina Alves
Tags: participação social, seres