A reunião tratou da primeira Consulta Prévia Livre e Informada para o plano de trabalho sobre o Terminal de Uso Privado (TUP), que será implantado em Luís Correia.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, esteve presente nesta quarta (13) na reunião técnica voltada à apresentação, discussão e escuta de contribuições sobre o processo participativo para a implantação do Terminal de Uso Privado (TUP) no estado do Piauí. A reunião aconteceu na sede da Porto Piauí, em Luís Correia.
A iniciativa, denominada de primeira Consulta Prévia Livre e Informada, insere-se no contexto das ações vinculadas à implantação do Terminal e representou um etapa fundamental para a construção de um processo dialógico que respeite e valorize os direitos das populações tradicionais envolvidas no processo. A Seres teve a importante a mobilização e inserção das comunidades nos diálogos.
“Agradecemos o convite para esse momento tão importante, estamos contribuindo através da nossa secretaria que trabalha diretamente com a sociedade civil organizada e com as comunidades tradicionais aqui na Planície Litorânea. Ficamos felizes porque conseguimos nesse encontro, com a contribuição de todas as instituições, das secretarias e representantes da sociedade civil, já pensarmos no próximo momento com as comunidades. Escutamos e entendemos que esse momento de consulta prévia e esclarecida foi norteador para a implementação desse projeto que está trazendo desenvolvimento para a região, e as comunidades tradicionais estão sendo incluídas. Que a gente estreite cada vez mais essa relação com as organizações da sociedade civil, respeitando as comunidades tradicionais, que é isso que a Porto Piauí está fazendo nesse momento”, enfatizou a secretária Núbia Lopes.
O encontro foi coordenado pela vice-presidente da Companhia de Terminais, Portos e Hidrovias do Piauí S/A – Porto Piauí, Maria Cristina, e sua equipe técnica, além das presenças de representantes demais instituições governamentais e da sociedade civil.





Fotos: Natalina Alves