Os conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente de Teresina recebem as capacitações do programa nesta quinta (14) e sexta (15).

A Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES) e a Escola de Gestores da Secretaria de Estado da Administração, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), estão promovendo capacitações para conselheiros(as) através do programa “Liderança em Destaque”. O programa visa oferecer formação e capacitação para líderes de organizações da sociedade civil, com o objetivo de ampliar a participação dessas lideranças na construção de políticas públicas.
A abertura das capacitações aconteceu nesta quinta (14), no auditório do Instituto de Cidadania Digital, e contou com a presença da secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, que destacou a importância de investir no fortalecimento dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
O Liderança em Destaque oferece dois cursos estratégicos: “Capacitação para Concorrer a Editais Públicos” e “Técnicas de Comunicação Assertiva para Lideranças”. Hoje, foi ministrado o curso “Capacitação para Concorrer a Editais Públicos”, com a professora Luciana Abreu. Já nesta sexta (15), será ministrado o “Técnicas de Comunicação Assertiva para Lideranças”, com a professora Raquel Gedelha.
“Fizemos essa parceria para trabalhar a comunicação assertiva e o curso de elaboração de projetos para concorrer a editais, fortalecendo assim o terceiro setor para atuar, cada vez mais assertivamente, dentro dos conselhos para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes de Teresina”, disse a secretária Núbia Lopes.
A iniciativa atende a uma demanda do CMDCAT e representa um passo importante na formação de lideranças mais preparadas para atuar com eficiência e impacto social positivo. Atualmente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT) é presido por Djan Moreira, que também já foi Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a SERES e a Escola de Governo, para qualificar nossos conselheiros e conselheiras, e também os membros das organizações da sociedade civil. A expectativa é que com esses cursos, os conselheiros e os representantes da sociedade civil possam melhorar mais ainda a suas atuações nos seus trabalhos e no dia a dia”, destacou Djan Moreira, presidente do CMDCAT.






Fotos: Vitória Luna
Tags: participação social, seres