Participação social ganha força com a posse dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública

Foi realizada, nesta terça-feira (26), a solenidade de posse da Diretoria Executiva dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública (CONSETs) de Teresina. A Secretaria de Estado das Relações Sociais esteve representada pela diretora de Participação Social, Juciara Linhares, o gerente Roberto Gualter e a coordenadora Joselita Sousa. O evento aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e contou com a presença de representantes de associações, conselhos, lideranças comunitárias e autoridades.

Os CONSETs atuam dentro das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), promovendo o diálogo entre sociedade e poder público, a implementação de políticas preventivas e a construção de soluções conjuntas para a melhoria da segurança nos municípios piauienses. Com a presença de representantes da sociedade civil, os conselhos democratizam o processo de construção de políticas públicas, fortalecendo a participação social, conferindo transparência e controle social na aplicação de recursos e na escolha de prioridades.

A posse do conselho é mas um passo para fortalecer controle social e o sistema de participação. “A SERES trabalha para ampliar a participação social e está aqui para garantir que a sociedade seja protagonista. Esse é o compromisso do Governo do Estado: aproximar o Estado da sociedade, fortalecer a democracia participativa e construir, de forma conjunta, políticas públicas mais eficazes e justas.”, frisou a diretora Juciara Linhares.

“Esse é um momento único. Vejamos os CONSETs como espaços para fortalecer a segurança nas comunidades, com a participação das lideranças comunitárias e representantes das instituições de segurança, para discutir e propor soluções para os desafios locais, promovendo um ambiente com mais integração, diálogo e segurança para todos”, expressou a pedagoga e presidente eleita da AISP Norte I, Teresinha Gomes.

Também foi anunciado, durante o evento, que, além das reuniões mensais com os conselhos, a primeira no mês de setembro, será oferecido um curso que abrange direitos humanos, penais e sociais. O próximo passo será a realização de eleições nos 22 Conselhos Territoriais que abrangem as Áreas Integradas de Segurança Pública do interior do estado, fortalecendo ainda mais a presença e o protagonismo da sociedade na construção de um Piauí mais seguro.

Por: Natalina Alves

 

Leia Também