Realizado em Oeiras, o evento contou com oficinas temáticas e uma plenária para discussão de propostas com o governador Rafael Fonteles.
As lideranças do Território do Vale do Canindé, composto por 17 municípios, participaram da 8ª edição do Diálogos pelo Piauí, realizada nesta sexta-feira (03), em Oeiras. O momento, que contou com a presença do Governador Rafael Fonteles, reafirma o compromisso do governo do estado em promover a participação social nos territórios.

A Secretaria de Estado das Relações Sociais atua de forma ativa nas mobilizações junto às representações da sociedade civil, movimentos sociais e sindicais para que participem das oficinas do Plano Plurianual (PPA), que traça os objetivos e metas a serem cumpridas pela gestão nos próximos anos.
Durante a plenária, o governador realizou a escuta ativa das demandas mais relevantes da população local, aproximando ainda mais o governo da realidade do território. Os debates foram organizados em torno de sete eixos temáticos: educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, infraestrutura, segurança e redução das desigualdades.

Núbia Lopes, secretária das Relações Sociais, ressaltou a relevância da escuta ativa como ferramenta de gestão. “Este é um momento de participação efetiva da sociedade na construção coletiva das políticas públicas, em um governo que valoriza o diálogo e a democracia direta com o povo.”, afirmou a gestora.
“É de fundamental importância que um governo que defende a democracia escute as pessoas que vivenciam os territórios. E hoje, temos aqui um grande público, representantes da sociedade civil, políticos, secretários e gestores, que, com certeza, irão contribuir para que esse novo PPA tenha a cara do povo e traga respostas às demandas da população.”, declarou Cleane Pereira, secretária de cultura e mulher quilombola do município Campinas do Piauí, pertencente ao Quilombo Salina.

A 8ª edição do Diálogos pelo Piauí reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do território, valorizando suas comunidades e fortalecendo a participação cidadã como pilar fundamental para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos.
Nesse processo, a escuta ativa da população, das organizações sociais e das comunidades tradicionais tem garantido um planejamento cada vez mais próximo das realidades locais. O Governo, por meio da SERES, promove um espaço de diálogo democrático que assegura a representatividade e o protagonismo popular, transformando as demandas sociais em políticas públicas que refletem os verdadeiros anseios do povo piauiense.
Repórter: Vitória Luna









Tags: participação social, seres